Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Nordeste fecha contrato para 10 milhões de doses da Sputnik V

Medida Provisória permite que os Estados e municípios adquiram doses de imunizantes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Medida Provisória que permite aos Estados e municípios firmarem a aquisição de vacinas, o Consórcio Nordeste consolidou na quinta-feira (11) o contrato para a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, imunizante russo desenvolvido pelo Instituto Gamaleya. A informação foi adiantada pelo governador Wellington Dias (PT), que preside o grupo e coordena a temática no Fórum dos Governadores do Brasil. 

"O contrato, firmado pelo governador da Bahia Rui Costa, que à época liderava o Consórcio Nordeste, se refere à compra de 10 milhões de doses da vacina Sputinik. Também temos acordo firmado para a compra de doses com a União Química, fabricante da vacina no Brasil", disse.

Com a novidade, a perspectiva dos líderes estaduais é que haja uma celeridade no processo de imunização da população, tendo em vista que o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia ultrapassando a barreira de 2 mil mortes por dia. 

"A MP também determina uma aprovação mais rápida da vacina pela Anvisa. Mais vacinas para o nosso povo! Com a sanção da Medida Provisória (MP) 1.026/21, conhecida como MP das Vacinas, estamos transformando um contrato de opção de compra em contrato de compra firme com o Fundo Soberano Russo", pontuou o líder piauiense. 

Governador comemora nova MP (Foto: Ascom)

MUNICÍPIOS TAMBÉM ARTICULAM COMPRA

Informações colhidas junto a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apontam que 34 municípios do Piauí aderiram ao Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (o Conectar) até a terça-feira, 09 de março.

No país, a iniciativa já conta com 2,1 mil municípios interessados, sendo 25 capitais. A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) caso não consiga suprir a demanda nacional.

No Piauí, os municípios que já formalizaram interesse, são: Água Branca, Angical do Piauí, Avelino Lopes, Batalha, Beneditinos, Bom Jesus, Caldeirão Grande do Piauí, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cristino Castro, Curimatá, Curral Novo do Piauí, Ilha Grande, Inhuma, José de Freitas, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Manoel Emídio, Marcolândia, Pavussu.

Também estão incluídos na iniciativa Picos, Pimenteiras, Piripiri, Riacho Frio, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João do Arraial, São João do Piauí, Sebastião Leal, Sigefredo Pacheco e a capital do Estado, Teresina.

O presidente da FNP, Jonas Donizette, reforça alguns pontos importantes. “Vamos divulgar, a partir dessa segunda-feira, 8, uma lista atualizada para que você, prefeito e prefeita, possa ver o nome do seu município. Mas é importante que vocês mandem o projeto de lei, que está no nosso site, para a câmara legislativa. Vamos todos unidos trabalhar pela vacinação dos brasileiros.”

Todos os municípios que manifestarem interesse necessitam obrigatoriamente de projeto de lei aprovado até o dia 19 de março pelas respectivas câmaras. Esse trâmite é obrigatório para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do CONECTAR, que será no dia 22 de março. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES