Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Nova etapa do auxílio emergencial deve excluir 530 mil piauienses

No Piauí, 1.314.826 foram beneficiados em 2020, agora, com regras mais restritivas, somente 784.793 deverão ser contemplados na nova etapa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da definição do teto de R$ 44 bilhões pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, cerca de 17 milhões de brasileiros ficarão sem o auxílio, com previsão para começar a ser creditado a partir do mês que vem. O Piauí, em que 39,9% da população foi beneficiada na primeira etapa do auxílio emergencial, será o mais impactado. Os cálculos foram feitos pelo movimento Renda Básica que Queremos, que reúne uma série de entidades representativas dos mais distintos âmbitos, e promove a campanha #auxílioatéofimdapandemia. 

No Piauí, 1.314.826 foram beneficiados em 2020, agora, com regras mais restritivas, somente 784.793 deverão ser contemplados na nova etapa. 

Auxílio deve voltar em abril (Foto: Marcelo Casall Jr.)

Em termos proporcionais, 40,3% dos beneficiados em solo piauiense no ano passado devem deixar de receber o auxílio emergencial, de acordo com a estimativa dos economistas da ONG. 

Com uma parcela mais reduzida do AE, o montante que entrará nas economias locais também será menor, o que prejudicará exponencialmente a arrecadação dos Estados. "Sabemos o papel essencial que a distribuição de renda teve em 2020, evitando  o fechamento de mais comércios, ampliação do desemprego e redução dos indicadores de fome e extrema pobreza. Isso bate diretamente na vida dos estados e municípios, que estão na linha de frente do combate à pandemia e com a arrecadação de impostos ainda mais reduzida", pontuou Paola Carvalho, diretora da Rede Brasileira de Renda Básica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES