Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

“O mundo precisa ajudar o Brasil”, clama Wellington Dias

O governador do Piauí pede apoio internacional para uma imunização mais célere no território brasileiro

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Coordenador do Fórum dos Governadores do Brasil, o líder piauiense Wellington Dias (PT), em entrevista à agência DW Brasil, destacou a situação dramática vivenciada em todo o país com o salto nas infecções e óbitos por Covid-19, e clamou apoio internacional para uma imunização mais célere no território brasileiro. 

"O Brasil tem hoje uma situação em que é o epicentro da pandemia no mundo. É visto por outros países e pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS) como um propagador de variantes, de vírus com mutação. Estamos tratando com vários países, especialmente os produtores de vacinas ou de IFA [Insumo Farmacêutico Ativo]. O mundo precisa ajudar o Brasil, assim como precisa ajudar outros países em que há situação de risco para a sua população", afirmou.

O governador do Piauí, que ainda preside o Consórcio Nordeste, pontuou que os Estados vem adotando medidas preventivas, porém, é preciso ter vacina para que a pandemia seja controlada em solo nacional. 

O governador do Piauí pede apoio internacional para uma imunização mais célere no território brasileiro (FOTO: Ascom SESAPI)

"É a OMS que reconhece a situação grave do Brasil, mais que o dobro da média de óbitos do mundo. Temos aqui um esforço de estados, municípios e com dificuldades de coordenação do poder central para medidas preventivas e restrições. Mas queremos também ter a vacina na estratégia não só para salvar vidas, mas para controlar a pandemia no Brasil", comentou.

Dias apontou que os principais organismos internacionais demonstraram sensibilidade com o Brasil e a expectativa é que sejam solidários. "Converso com a Opas, e com a OMS, que demonstrou sensibilidade em ajudar o Brasil também neste campo. A ONU também quer falar conosco. O Brasil sempre foi um país solidário. Essa é a hora em que o Brasil está precisando. Quero levar essa palavra à ONU. Nossa situação é realmente dramática. Nos sentimos muito impotentes", frisou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES