Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

PEC tenta barrar incorporação de terras do Ceará ao Piauí

Tomando como base a perícia do Exército, o Ceará pode perder 1,9% do seu território para o Piauí.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prestes a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o litígio que envolve o Piauí e Ceará ganha novos contornos, isto porque o deputado federal cearense Eduardo Bismarck (PDT) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa impedir que os Estados modifiquem as divisas territoriais existentes a fim de tratar de faixas de litígio entre os entes federativos. O texto da proposição quer garantir que as disputas territorias sejam solucionadas pelo critério histórico de ocupação e de pertencimento local. 

Na corrida para que a matéria possa ser analisada com celeridade, a bancada cearense busca colher 171 assinaturas para apresentar a PEC ao presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), até o momento conseguiram 31. "PEC mais do que necessária! Precisamos tomar decisões como essa com base em critérios de histórico e de identidade social", indicou o parlamentar em suas redes sociais. 

Eduardo Bismarck é o autor da PEC (Foto: Agência Câmara)

Caso a matéria seja aprovada na Casa Legislativa, em relação a disputa entre o Piauí e Ceará, a perícia feita pelo exército não teria mais validade e o processo seria prejudicado.  

O território alvo da ação, abrange no Ceará os municípios de Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús. A relatora da disputa judicial é a ministra Carmen Lúcia.

Tomando como base a perícia, o Ceará pode perder 1,9% do seu território para o Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES