Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí é o 5º do país e o líder do Nordeste em investimentos chineses

Os números impressionantes refletem uma mudança notável na dinâmica de investimentos estrangeiros na região e sinalizam o crescente interesse da China na economia piauiense.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um relatório divulgado na terça-feira, 29 de agosto, pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) revelou que o Piauí se destaca como líder no Nordeste e ocupa a quinta posição a nível nacional em atração de investimentos provenientes da China. Os números impressionantes refletem uma mudança notável na dinâmica de investimentos estrangeiros na região e sinalizam o crescente interesse da China na economia piauiense.

De acordo com os dados do relatório, o Piauí alcançou a marca de 5% do total de investimentos chineses registrados em todo o Brasil durante o ano de 2022. Além disso, o estado também registrou um notável crescimento em relação aos anos anteriores, evidenciado pelo fato de ter dobrado sua participação em relação a 2021. A parcela de 2,6% que o Piauí absorveu no estoque de investimentos entre 2007 e 2022 agora parece pequena em comparação com o salto significativo alcançado no último ano.

Interesse da China pelo Piauí aumentou (Foto: Agência Brasil)

Enquanto São Paulo liderou a lista de estados brasileiros que mais atraíram investimentos chineses, com uma participação de 45%, o Piauí brilha como um exemplo de diversificação regional nesse sentido. O estado nordestino superou concorrentes como Ceará, Paraíba e até mesmo estados do Centro-Oeste como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Os setores que mais se beneficiaram desses investimentos também foram identificados no relatório. O segmento de eletricidade, por exemplo, emergiu como o principal destino, representando 50% dos projetos chineses em 2022. Tecnologia da Informação (25%) e fabricação de veículos automotores (6%) seguiram na lista. Isso destaca a crescente confiança da China nas áreas tecnológicas e de energia do Brasil.

Embora o valor total dos investimentos chineses em 2022 tenha experimentado uma queda significativa de 78% em relação ao ano anterior, o contexto global pareceu favorável para o Brasil em termos de investimentos estrangeiros. Dados do Banco Central mostraram um aumento de 95% nos investimentos estrangeiros totais em comparação com 2021.

A quantidade de projetos chineses confirmados atingiu um recorde histórico, totalizando 32 projetos em 2022, o que representa um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Essa tendência de crescimento mostra a resiliência da relação econômica entre Brasil e China, apesar das flutuações nos valores de investimento.

Em resumo, o Piauí emerge como um líder inesperado e promissor em termos de atração de investimentos chineses no Brasil. Seu crescimento notável na participação total, juntamente com os recordes de projetos de investimento chineses em todo o país, sinaliza um futuro promissor para a colaboração econômica entre as duas nações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES