Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí e RS são os Estados menos burocráticos, avalia Ministério de Alckmin

O ranking das atividades econômicas de baixo risco foi divulgado nesta quarta-feira, 02 de agosto pelo MDIC.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (02), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), sob a gestão do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), divulgou o ranking nacional dos estados e municípios com maior número de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças de baixo risco. No topo da lista dos estados estão o Rio Grande do Sul, com 770 atividades econômicas dispensadas, seguido por Piauí (745) e Minas Gerais (701).

A dispensa de alvarás e licenças pelos órgãos de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária tem o objetivo de reduzir a burocracia e acelerar a abertura de empresas, permitindo que o empreendimento inicie suas atividades assim que obtiver o número do CNPJ e inscrição fiscal.

Ranking foi divulgado pelo Ministério comandado por Alckmin (Foto: José Cruz/Agência Brasil)A aplicação da Lei de Liberdade Econômica possibilita que negócios que se enquadrem nos critérios estabelecidos, como cabeleireiros, comércio atacadista de calçados e vestuário e cursos de informática, tenham um funcionamento simplificado.

Na análise por municípios, Pinhalzinho (SC) lidera com o maior número de atividades dispensadas de alvarás e licenças (1.129), seguido por Paranavaí (PR) com 1.077 e Serrinha (BA) com 1.076. Por outro lado, os municípios paulistas de Votuporanga (17), Brotas (21) e Diadema (43) são os que mais limitam a dispensa.

A diretora Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) do MDIC, Amanda Souto, destaca a importância da elaboração de listas de atividades por estados e municípios, pois a dispensa de atos públicos para liberação das atividades econômicas simplifica a vida dos empreendedores e cria um ambiente favorável à abertura de empresas.

O Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) define o que é considerado baixo risco e classifica as atividades econômicas correspondentes. Estados e municípios também podem elaborar suas próprias classificações de risco, adequando as atividades locais, e, na ausência de norma municipal, é considerada a lista estadual. Se esta não existir, aplica-se a lista nacional, que possui 300 atividades econômicas.

O Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças é elaborado e divulgado trimestralmente pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, do MDIC.

Atualmente, 16 estados enviaram ao governo federal normas específicas para pelo menos um órgão de licenciamento, e 187 municípios, de 19 estados, elaboraram suas próprias listas. Outros municípios ratificaram a adesão às normas estaduais.

A dispensa de licenças e alvarás não apenas beneficia o empreendedor, mas também o setor público, que pode direcionar a fiscalização de acordo com o grau de impacto das atividades econômicas, otimizando os recursos públicos.

É essencial que estados e municípios elaborem suas próprias listas de atividades, levando em conta suas particularidades locais, para garantir os benefícios da simplificação tanto aos empreendedores quanto à administração pública.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES