Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí receberá 102,1 mil novas doses de vacinas contra a Covid-19

Ao todo serão 72,5 mil da Astrazeneca/Oxford e 29,6 mil da Coronavac/Butantan.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por meio de informe técnico obtido pelo blog, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (12) que distribuirá a partir de amanhã (13) mais um lote com 102,1 mil doses de vacinas contra a Covid-19 para o Piauí. Ao todo serão 72,5 mil da Astrazeneca/Oxford e 29,6 mil da Coronavac/Butantan.

No Brasil, as doses distribuídas chegam a 5,7 milhões de doses de vacinas Covid-19, sendo 3,7 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e 1,9 milhões de doses da Coronavac, do Instituto Butantan. Os dois imunizantes são produzidos no Brasil com matéria-prima importada.

Novas doses darão andamento a vacinação de grupos prioritários (Foto: CCOM)

A nova remessa é destinada para segunda dose de trabalhadores da saúde, idosos entre 65 e 69 anos e entre 85 e 89 anos, povos indígenas, ribeirinhas e quilombolas, e para continuidade do esquema vacinal de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. 

Em relação a gestantes e puérperas, o Ministério da Saúde ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com os imunizantes do Butantan ou da Pfizer/BioNTech.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões entre Governo Federal e representantes das secretarias estaduais e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: quatro semanas para a vacina do Butantan e 12 semanas para as doses da Fiocruz.

O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença.

Nas redes sociais o governador Wellington Dias comemorou a chegada de mais uma remessa dos imunizantes. 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES