Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Estado do Piauí tem 208 projetos de energia nova em leilão da Aneel

Do Piauí são 208 projetos cadastrados, sendo 33 de energia eólica e 175 de energia solar fotovoltaica

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou na última sexta-feira, 28 de janeiro, o número de projetos cadastrados no leilão de Energia Nova 4-4 de 2022, promovido pelo Ministério de Minas e Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ao todo, foram 1.894 projetos. 

O leilão está agendado para ser realizado em 27 de maio. Em âmbito geral, são 75.250 MW sendo que a maior parte ou 51.824 MW em 1.263 empreendimentos solares. Na sequência aparece a fonte eólica com 21.432 MW em 542 projetos. Por fim, as demais fontes somaram cerca de 2 GW em quase 90 empreendimentos.

Do Piauí são 208 projetos cadastrados, sendo 33 de energia eólica e 175 de energia solar fotovoltaica. Ao todo, os empreendimentos ofertados no Estado somam mais de 8.000 MW de potência. 

São 175 projetos de energia solar cadastrados (Foto: Ascom Suparc)

Cabe sinalizar que seu informativo sobre o cadastramento a EPE destaca que pela primeira vez os projetos eólicos e solar fotovoltaicos disputarão o certame em um mesmo produto trazendo maior competição e beneficiando o consumidor. Nesse caso o contrato é para 15 anos e das térmicas e das usinas de fonte hídrica de 20 anos. Tirando as térmicas que disputarão contratos por disponibilidade os demais são por quantidade.

No demonstrativo liberado pela EPE, o Nordeste possui os maiores quantitativos de projetos e potência cadastrados para o leilão  entre as regiões do país, com cerca de 70% dos projetos por conta da predominância da participação das fontes eólica e solar. As termelétricas se situam principalmente nos estados do Centro-Oeste e Sudeste, e os projetos hidrelétricos nas regiões Sul e Centro-Oeste.

Quando se considera a concentração de projetos por estado, a Bahia lidera com 28%, seguida de Minas Gerais com 16%, Rio Grande do Norte com 13%; o Piauí aparece em quarto lugar com 11%, na sequência vem o Ceará com 8% e os demais somam os 24% restantes. 

Segundo o cronograma do LEN-A-4, a EPE deverá emitir as habilitações técnicas no dia 12 de maio.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES