Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Platô de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos entram em programa de PPPs

Em Brasília, foram lançados os editais para a elaboração de estudos de viabilidade dos projetos públicos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira, 29 de junho, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), lançou os editais para a elaboração de estudos de viabilidade dos projetos públicos de irrigação Platô de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, no Piauí. Ambas as áreas são administradas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), instituição vinculada ao MDR, e foram qualificadas para concessão à iniciativa privada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A cerimônia contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Em um momento de escassez do Orçamento Geral da União, em que não podemos fazer investimentos muito grandes, tentamos buscar soluções inovadoras e trazer a iniciativa privada para perto das gestões públicas”, destacou o ministro Daniel Ferreira. “Este ano, conseguimos fazer o primeiro leilão de resíduos sólidos da história do Brasil, em Minas Gerais, e também fizemos a concessão do Baixo de Irecê, na Bahia, que é o maior perímetro público irrigado da América Latina”, completou.

Editais para estudos de concessão foram lançados em Brasília (Foto: Adalberto Marques/MDR)O Platô de Guadalupe está instalado na cidade de Guadalupe e tem potencial para irrigar até 32 mil hectares com águas captadas do lago da Barragem de Boa Esperança. A primeira etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11,7 mil hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. O acesso à área se dá pelas BR-315, BR-343 e BR-135.

Já os Tabuleiros Litorâneos ocupam áreas dos municípios de Parnaíba e Buriti Lopes e contam com potencial de irrigação de uma área total de 8,4 mil hectares – até agora, 2,4 mil hectares já estão em operação. Cerca de 17 mil empregos poderão ser gerados na região. O acesso à área, a partir da capital Teresina, se dá pela BR-343. O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba, por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão.

“Existe uma expectativa muito grande no estado. Pelo potencial da região, não tenho dúvidas que esses estudos, que serão iniciados pelo MDR nessa parceria com a iniciativa privada, vão sinalizar que os investimentos privados serão altamente viáveis nos dois perímetros”, apontou o ministro Ciro Nogueira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES