Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Quase 40% dos piauienses receberam o auxílio emergencial

Nas regiões Norte e Nordeste os beneficiários diretos representaram 38% da população.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda (08), a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), do Ministério da Cidadania, em parceria com Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e a Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) lançaram o estudo 'Perfil dos beneficiários do Auxílio Emergencial pela Covid-19: quem são e onde estão?', que reúne diversas informações sobre os brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal em 2020. O documento constatou que proporcionalmente o Piauí foi o Estado mais beneficiado com o auxílio.

Ao tempo em que o Congresso Nacional discute a volta do benefício, o levantamento mostra que a cada 10 piauienses, cerca de 4 foram contemplados. Ao todo, 39,9% da população do Estado foi contemplada; na sequência aparece a Bahia, com 38,8%; e o Pará, com 38,1% da população total. Por sua vez, os estados com menor cobertura em termos populacionais são Santa Catarina, com 23,8%; e o Rio Grande do Sul, com 24,6%; além do Distrito Federal, com 25,8%.

Quase 40% dos piauienses receberam o auxílio emergencial  (Foto: Marcelo Casall Jr)

Nas regiões Norte e Nordeste os beneficiários diretos representaram 38% da população. Já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, 29% da população foram contemplados com o Auxílio Emergencial.

Entre os 49 municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, a média de beneficiários foi de 30,3%. Já entre os 1.249 municípios com cinco mil habitantes ou menos, a média foi de 33,2%, o que indica relativa homogeneidade. Apenas 108 municípios apresentam cobertura superior a 50% da população municipal e, destes, 24 tiveram mais de 60%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES