Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rafael Fonteles atualiza atividades dispensadas de alvará no Piauí; lista!

A medida busca simplificar a burocracia e acelerar o processo de abertura de empresas, permitindo que empreendimentos de baixo risco iniciem suas atividades de forma mais ágil.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou um decreto na última quarta-feira, 09 de agosto, que traz atualizações significativas para as atividades econômicas dispensadas de alvará no Estado. A medida busca simplificar a burocracia e acelerar o processo de abertura de empresas, permitindo que empreendimentos de baixo risco iniciem suas atividades de forma mais ágil.

O Decreto nº 22.300, datado de 07 de agosto de 2023, traz alterações ao Decreto nº 21.981, de 13 de abril de 2023, o qual instituiu a listagem de atividades econômicas de baixo risco A e/ou nível de risco I dispensadas de atos públicos de liberação no âmbito do Estado do Piauí. As mudanças visam harmonizar a legislação local com as normativas federais.

Leia Mais

VEJA A LISTAGEM COMPLETA DAS ATIVIDADES DISPENSADAS DE ALVARÁ

As atividades contidas no documento poderão ser consideradas de baixo risco A e/ou nível de risco I, desde que não impliquem em intervenções em áreas de relevante interesse ambiental legalmente protegidas. Além disso, a dispensa de licenciamento ambiental não autoriza a exploração de vegetação nativa ou a supressão da mesma, e também não isenta os empreendedores de obterem a outorga de uso de recursos hídricos quando necessária conforme regulamento estadual vigente.

Rafael Fonteles atualizou a lista de atividades dispensadas de licença (Foto: CCOM/Governo do Piauí)Essas mudanças ocorrem em um contexto onde o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), sob a gestão do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), divulgou recentemente o ranking nacional dos estados e municípios com o maior número de atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças de baixo risco. Nesse ranking, o Piauí se destacou ocupando a segunda posição, com 745 atividades econômicas dispensadas, logo atrás do Rio Grande do Sul com 770 atividades.

A dispensa de alvarás e licenças por órgãos como os de Bombeiros, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, é uma ação que visa reduzir a complexidade burocrática e agilizar a abertura de empresas. Isso permite que empreendimentos enquadrados nos critérios estabelecidos pela Lei de Liberdade Econômica possam iniciar suas operações logo após obterem o número do CNPJ e a inscrição fiscal. Dessa forma, negócios como cabeleireiros, comércio atacadista de calçados e vestuário, e cursos de informática, entre outros, podem desfrutar de um processo simplificado para funcionamento.

As alterações promovidas pelo decreto assinado por Rafael Fonteles demonstram um esforço contínuo para incentivar o empreendedorismo e facilitar o ambiente de negócios no Piauí, contribuindo para a agilidade e eficiência na abertura e funcionamento de empresas de baixo risco no estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES