Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Rosa Weber dá cinco dias para manifestação sobre convocação de governadores

Os governadores recorreram ao STF contrários a convocação aprovada pelo colegiado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatora do processo que questiona a convocação dos governadores pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, concedeu na segunda-feira (1º) prazo de cinco dias para que o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), se manifeste sobre as convocações de governadores para prestar depoimento na comissão. 

Após receber a manifestação formal, a magistrada dará andamento a análise da ação. Os líderes estaduais pedem a suspensão dos atos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, instalada no Senado Federal, que implique a convocação de governadores para depoimento na comissão. Eles argumentam que a convocação de chefes do Poder Executivo, federal, estadual ou municipal, para depor em CPI configura lesão à cláusula pétrea da separação de Poderes.

Rosa Weber dá prazo para manifestação (Foto: Marcelo Camargo)

Outro argumento é o de que a competência fiscalizatória do Poder Legislativo federal é restrita à administração pública federal. Assim, a convocação de governadores em CPIs instaladas no Congresso Nacional para apurar fatos relacionados à gestão local representaria nova hipótese de intervenção federal nas gestões administrativas estaduais.

Entre os governadores convocados pela CPI, assinam a ação Waldez Góes (Amapá), Wilson Lima (Amazonas), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Helder Barbalho (Pará), Wellington Dias (Piauí), Marcos Rocha (Rondônia), Carlos Moisés (Santa Catarina) e Mauro Carlesse (Tocantins).

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES