Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Sob gestão de Dilma, Banco dos BRICS deve emprestar mais R$ 5 bi ao Brasil

O pedido será analisado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na terça-feira (11). A solicitação do empréstimo foi feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira.

New Development Bank (NDB), também conhecido como Banco dos BRICS, pode emprestar mais de R$ 5 bilhões ao Brasil. Atualmente, a instituição financeira é comandada por Dilma Rousseff.

A solicitação do empréstimo foi feita durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e a operação de crédito será destinada ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito, que será executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado irá analisar o pedido de empréstimo na próxima terça-feira, 11 de abril. A relatoria é de Omar Aziz

De acordo com a Constituição, o Senado Federal é responsável pelo controle das operações financeiras externas de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Eduardo Cunha critica o papa após o pontífice denunciar golpe contra Dilma

Dilma inicia mandato como presidente do banco do Brics, em Xangai

Dilma Rousseff assume o Banco do Brics com mandato até 2025

A Secretaria do Tesouro Nacional da Secretaria Especial da Fazenda do Ministério da Economia manifestou-se favoravelmente à operação de crédito, desde que sejam verificados o cumprimento das condições do contrato antes da assinatura e que os recursos provenientes da operação sejam destinados exclusivamente ao pagamento da Dívida Pública Federal. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional também se pronunciou favoravelmente ao pedido de empréstimo, desde que a condicionalidade apontada pela Secretaria do Tesouro Nacional seja cumprida.

Diante desses fatos, o Governo Federal enviou uma mensagem ao Senado Federal para submeter à apreciação da casa o pedido de contratação da operação financeira descrita na exposição de motivos. A aprovação da operação de crédito pelo Senado Federal permitirá ao Brasil obter os recursos necessários para o Programa Emergencial de Acesso a Crédito, a ser comandado pelo BNDES. 

O programa tem como objetivo possibilitar a ampliação do acesso ao crédito para Microempresários Individuais (MEIs), micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), permitindo a manutenção do emprego e da renda, por meio da concessão de garantias em financiamentos a esse público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES