Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

STJ homologa acordo para limitar expansão da Nestlé no Brasil; entenda!

O acordo também prevê a manutenção da fábrica da Garoto em Vila Velha (ES) pelo período de sete anos, sob pena de uma multa de R$ 50 milhões.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Acordo homologado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Sérgio Domingues, nesta quarta-feira (28), encerra uma controvérsia judicial de mais de 18 anos entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Nestlé Brasil Ltda. relacionada à aquisição da Chocolates Garoto.

A compra da Garoto pela Nestlé, iniciada em 2002, havia sido reprovada pelo Cade em 2004, o que levou a empresa compradora a recorrer à via judicial em 2005. Após uma decisão de segundo grau pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), determinando que o Cade reavaliasse a operação, a Nestlé e a Garoto interpuseram um recurso especial, cujo agravo (AREsp) ainda estava pendente de julgamento no STJ.

Acordo passa pela proibição da aquisição de mais empresas durante cinco anos (Foto: Divulgação Nestlé)No acordo homologado, ficou estabelecido que, em virtude da aquisição da Garoto, a Nestlé se compromete a não adquirir, durante cinco anos, outras empresas ou ativos que, somados, representem mais de 5% do mercado brasileiro de chocolates.

Além disso, nos próximos sete anos, a Nestlé concordou em não interferir em pedidos de redução, suspensão ou eliminação de tributos sobre a importação de chocolates, bem como não participar de ações que visem aumentar os impostos de importação, dificultar o livre comércio internacional do produto ou criar barreiras que prejudiquem a entrada de novas empresas no mercado nacional.

O acordo também prevê a manutenção da fábrica da Garoto em Vila Velha (ES) pelo período de sete anos, sob pena de uma multa de R$ 50 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES