Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

TCU vê estoque zero em até 52% das salas de vacinação no Piauí

A auditoria se baseia em dados de junho do ano passado e cobra o Ministério da Saúde quanto ao cumprimento do PNI.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgada na segunda-feira, 05 de dezembro, no intuito de examinar a atuação do setor público na garantia da cobertura vacinal (CV) recomendada da população e no apoio às atividades do Programa Nacional de Imunizações (PNI), expõe a gravidade na situação em relação a imunização no Brasil. Nesse âmbito, a principal constatação é que o PNI não tem atingido as coberturas vacinais recomendadas segundo o Calendário Nacional de Vacinação. Ao contrário, a auditoria verificou, de 2015 a 2021, e em todas as regiões do Brasil, queda em torno de 30% da CV de cada uma das cinco vacinas priorizadas no trabalho.

As vacinas objeto do trabalho foram as destinadas a crianças de até um ano de idade ou de um ano completo, como a Pentavalente, Tríplice Viral, Pneumocócica, Meningococo C e Poliomielite.

Leia Mais

Ademais, em relação especificamente ao Piauí, a auditoria apontou que salas de vacinação ficaram com o estoque de imunizantes zerado; no que se refere a tríplice viral, o índice de salas sem vacinas chegou a 48,4%; na pneumo o número foi de 37,5%; outras 41,9% ficaram sem a Meningococo C; e no caso da Pentavalente o indicador de salas zeradas foi de 37,8%.

Vacinação no país vem apresentando queda (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)No entanto, o caso mais grave evidenciado no Piauí foi no abastecimento da vacina da Poliomielite, atingindo 52,6% das salas de vacinação. Os dados são referentes a junho do ano passado.

Achados do Tribunal em relação a imunização

Uma das constatações da auditoria foi que o acompanhamento da situação vacinal das famílias e a busca ativa de faltosos não têm conseguido identificar não vacinados e pessoas com esquema incompleto e encaminhá-las para a vacinação de forma suficiente para garantir o alcance das metas. É necessário aperfeiçoar o fluxo de informação entre a identificação de atrasados e não vacinados e o serviço de vacinação para fortalecer o acompanhamento.

Os motivos para a queda na cobertura das vacinas aplicadas são muitos, mas não há conhecimento sobre a parcela de contribuição de cada um deles, a exemplo de: deficiência no acompanhamento da situação vacinal, dificuldade de acesso aos serviços de vacinação, necessidade de maior coordenação das ações de comunicação para esclarecimento de crenças e percepções equivocadas acerca das vacinas, limitações da qualidade dos sistemas e dos dados do PNI e necessidade de atuação conjunta entre as principais intervenções públicas e níveis de governo.

O trabalho concluiu pela necessidade de que o Ministério da Saúde e suas áreas técnicas avaliem as mudanças a serem implementadas nos sistemas de informação. Esses precisam oferecer dados confiáveis, que permitam análises gerenciais para o planejamento da aquisição e da distribuição dos imunobiológicos, para o acompanhamento e monitoramento dos resultados do PNI, e para controle dos estoques e possíveis desabastecimentos.

Ministro Vital do Rêgo foi o relator do processo (Foto: Agência Brasil)Para o relator do processo, ministro Vital do Rêgo, “será necessária realização de fiscalização coordenada com os tribunais de conta dos estados e municípios para avaliar, no PNI, a adesão dos estados e municípios aos sistemas de informações, assim como verificar o estoque e as perdas de vacinas localmente”. Ele ainda comentou que a queda na CV “eleva o risco de retorno de doenças eliminadas e do aumento do número de casos de doenças imunopreveníveis na população”.

O TCU fez recomendações e determinações ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Ministério da Saúde para contribuir com o aumento da taxa de cobertura vacinal.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Controle Externo da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES