Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Teresina: Janela abre quinta e 14 vereadores devem trocar de partido; lista

Entre os destinos preferenciais está o Partido dos Trabalhadores, do governador Rafael Fonteles.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento feito pelo MeioNorte aponta que 48,2% dos vereadores em exercício na capital do Piauí, Teresina, devem mudar de legenda na janela partidária, que abre nesta quinta-feira, 07 de março. Entre os destinos preferenciais está o Partido dos Trabalhadores, do governador Rafael Fonteles, que já filiará quatro parlamentares na próxima sexta (08), são eles: Gustavo de Carvalho, Joaquim Caldas, Venâncio Cardoso e Pollyanna Rocha.

Outros parlamentares mudarão de partido para continuar na base do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos), é o caso de Alan Brandão, que trocará o PDT pelo PRD.  

ATÉ QUANDO? Este fenômeno se estende de 7 de março a 5 de abril, sendo este o prazo limite para a filiação partidária exigida por lei para aqueles que desejam concorrer nas eleições municipais deste ano. Este intervalo é especificamente projetado para permitir que candidatos eleitos em pleitos proporcionais (como vereadores) no último ano de mandato possam trocar de partido sem o risco de perder o cargo.

Mudanças significativas ocorrerão na composição das bancadas na Câmara de Teresina (Foto: Divulgação)RISCOS DE MUDAR NOUTRO PERÍODO: Importante ressaltar que, fora da janela partidária, mudanças de partido só são permitidas em casos de justa causa, como desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Qualquer troca de legenda fora dessas condições pode acarretar a perda do mandato do político.

Com a abertura desta janela, Teresina se prepara para uma possível remodelação de seu cenário político, refletindo tanto a dinâmica interna dos partidos quanto as estratégias individuais dos vereadores em busca de alinhamento com as bases que consideram mais promissoras para suas carreiras políticas

Entre os vereadores cotados para a mudança de partido estão:

Alan Brandão

Antônio José Lira

Roberval Queiroz

Graça Amorim

Gustavo de Carvalho

Inácio Carvalho

Ismael Silva

Joaquim Caldas

Luís André  (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)

Markim Costa  (Já estava liberado para a troca mesmo sem janela)

Pastor Levino

Pollyanna Rocha

Teresinha Medeiros

Venâncio Cardoso 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES