Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Vacina: Veja a lista das cidades brasileiras que aderiram à Consórcio

No Piauí, são 41 municípios que manifestaram interesse, destes, 20 já apresentaram o projeto de lei para adesão

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatório obtido pelo Portal Meio Norte com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) mostra que 2.602 municípios  manifestaram interesse em aderir ao Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Dentro desse grupo, 1.731 enviaram projeto de lei autorizativa à respectiva Câmara Municipal. O Consórcio, lançado oficialmente nesta segunda-feira (22), em solenidade que contou com a presença do coordenador do Fórum dos Governadores, o petista Wellington Dias (PT), contou com a adesão de 41 cidades piauienses, sendo que destas, 20 já apresentaram o projeto de lei para a autorização da compra direta de vacinas. Na lista estão cidades como Água Branca, Luís Correia, Picos, Piripiri, Bom Jesus e a capital, Teresina.

CLIQUE AQUI  E CONFIRA SE O SEU MUNICÍPIO ESTÁ INCLUÍDO NO CONSÓRCIO, E SE JÁ APRESENTOU A LEI CORRESPONDENTE

Apesar da oficialização do Consórcio, tanto a manifestação de interesse como o recebimento das leis continuarão abertos após a instituição do Consórcio, conforme determina a  Lei Federal nº 11.107/2005.

Municípios poderão fazer a compra direta dos imunizantes (foto: Tânia Rego)

O presidente da FNP, Jonas Donizette, ressaltou a importância do consórcio e das ações que os prefeitos estão promovendo por meio da entidade. “O momento é muito difícil, mas estamos ocupando um lugar de liderança, um espaço importante de diálogo propositivo”, declarou, afirmando que “graças a nossa mobilização, o Ministério da Saúde já passou a orientar que as novas doses de vacinas contra a Covid-19 sejam integralmente utilizadas para imunização do maior número possível de pessoas, com reserva de apenas 10% para a 2ª dose”.

O dirigente da FNP também citou as medidas excepcionais divulgadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 19, para aumentar o acesso a oxigênio no sistema de saúde. Segundo ele, a normativa da Agência foi uma resposta ao apelo da entidade, que enviou ofício, dia 18, ao presidente da República e ao ministério da Saúde, pedindo providências imediatas sob risco de um cenário ainda mais trágico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES