Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Óbitos e internações de idosos acima de 90 anos caem 70% no Piauí

Governador Wellington Dias compartilhou e comemorou a informação, que evidencia a importância da vacinação em massa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio ao turbilhão de notícias negativas, o governadorWellington Dias (PT) informou que pelo menos no grupo de idosos com mais de 90 anos, ou seja, o que já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, houve uma redução de 70% nos óbitos e internações em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus. 

O indicativo explicitado nas redes sociais dá esperança e evidencia ainda mais a importância da vacinação em massa para conter a pandemia. "As pessoas com mais de 90 que se vacinaram primeiro, esse grupo que já recebeu a primeira e segunda dose,  reduziu em mais de 70% no número de óbitos, e também, registramos diminuição nas internações. É sinal que a vacina faz efeito. Estamos trabalhando para ter mais vacina", disse. 

Vacinação: Óbitos e internação de idosos cai 70% no Piauí, diz W. Dias (Foto; Tânia Rego)

No Piauí e em todo o país a vacinação avança a medida que novas doses chegam, o número disponível ainda é insuficiente para atender todo o grupo prioritário. 

"Enquanto isso, vamos seguir as regras e protocolos para evitar transmissibilidade e reduzir o adoecimento para todas as pessoas", frisou o líder estadual. 

Vale frisar que na última quinta (04), em articulação levantada pelo governador piauiense, que lidera a temática vacina no Fórum dos Governadores do Brasil, 14 líderes estaduais encaminharam carta conjunta ao presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo a adoção de medidas para conter a expansão do contágio do novo coronavírus, e que sejam procurados organismos internacionais com o intuito de adquirir mais doses dos imunizantes.

O documento evidencia o momento delicadíssimo que o país enfrenta. No Piauí, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI atingiu o pior patamar da história, acendendo o alerta vermelho.  Os governadores apontam que os Estados estão no 'limite'. "Os Entes Federados têm envidado todos os seus esforços, mas estão no limite de suas forças e possibilidades. Nos últimos meses, instalaram milhares de novas vagas em Unidades de Terapia Intensiva, contrataram profissionais de saúde de diversas áreas e viabilizaram a compra de equipamentos, além de investirem em medidas como o distanciamento social e a orientação da população por meio de estratégias claras de comunicação", apontam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES