Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

W. Dias envia documentos à Anvisa e pede reavaliação da Sputnik

Também foi encaminhado um documento do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que faz ponderações à decisão do órgão regulador.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em documento obtido pelo blog nesta terça-feira, 04 de maio, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste se manifestou sobre a não aprovação pela Anvisa da importação emergencial da vacina Sputnik V.  A análise se deu como encaminhamento da reunião do governador Wellington Dias (PT) com o embaixador da Rússia, Alexey Labetskiy, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho. Na ocasião, os líderes enviaram novos documentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que seja revisto o posicionamento sobre o imunizante. 

O grupo de cientistas do Consórcio Nordeste, coordenado por Carlos Gabas e Sergio Rezende faz ponderações ao parecer técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reiterando a alta eficácia do imunizante russo e a segurança. 

Comitê contesta decisão da Anvisa e pede reavaliação (Foto: União Química)

"A documentação apresentada pelo Instituto Gamaleya em resposta aos questionamentos da Anvisa nos dias 28/04/2021 e as complementações apresentadas no dia 03/05/2021 nos pareceu responder grande parte dos questionamentos feitos pela ANVISA, inclusive com relação a suposta replicação do Adenovirus", pontua o Comitê. 

Por fim, o Comitê solicitou o parecer do Professor Amilcar Tanuri, Professor Titular da UFRJ e reconhecido virologista de reputação internacional, revelando que seu parecer faz recomendações claras em favor do uso da vacina e que também poderiam minimizar qualquer risco relacionado à replicação viral se, porventura, este exista na vacina em análise.

Wellington Dias em reunião com o embaixador da Rússia (Foto: CCOM)

Diante da análise, o Comitê encaminhou novos documentos à Anvisa, pedindo uma reavaliação da real existência dos riscos por ela apresentados para a sua decisão e, com a 'celeridade que a saúde da população brasileira requer, apresentar as suas respostas'.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES