Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Wellington Dias denuncia que país perdeu mais contratos de vacinas em 2020

O líder piauiense disse que o país poderia ter assinado contrato com a Janssen, Sputnik V e Sinopharm no ano passado.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao Canal Livre, da BandTV, exibida na madrugada desta segunda-feira (17), o presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT) disse que o Brasil não perdeu apenas a oportunidade de compra de vacinas da Pfizer em 2020, como também de outros laboratórios: Janssen, Sputnik V e Sinopharm, de acordo com o líder piauiense a não formalização dos contratos fez com que o país fracassasse no Plano de Imunização. 

"O Brasil tem um plano estratégico de vacinação. É o plano de 20 de outubro do ano passado, lançado no Palácio do Planalto, que confirma que o País faria a opção por mais vacinas, e variadas vacinas, para alcançar as metas de vacinação. Este mesmo plano foi dividido em quatro fases, sendo a primeira a do grupo de cerca de 53 milhões de brasileiros, que inclui maiores de 60 anos, indígenas e pessoas com comorbidades. Qual era a lógica, então? O País chegar em abril deste ano com essa primeira fase totalmente vacinada. Fracassamos. E fracassamos porque o Brasil perdeu as oportunidades. O contrato com a Pfizer, a Janssen, a Sputnik, mais contrato com a Sinovac, com a Sinopharm. Tudo isso em agosto, setembro, outubro e até novembro de 2020 ainda era possível", pontuou. 

De acordo com o governador do Piauí, o Brasil tem fracassado no Plano de Vacinação (Foto: CCOM)

Coordenador da temática vacina no Fórum dos Governadores, Dias pontuou que o grupo acompanhou as negociações com a Pfizer e cobrava continuamente reuniões com o Ministério da Saúde.  “O primeiro contato com a Pfizer quem fez foi o governador Camilo, do Ceará, que me ligou e disse que o pessoal [da Pfizer] tinha abertura para um entendimento. Procuramos o ex-ministro e houve uma reunião do Pazuello no Palácio com os governadores, em que ele chegou a colocar que estava em andamento esse contrato de 70 milhões de doses e como seriam a entrega das mesmas”. 

Em relação a carta proposta da Pfizer, que foi alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, na semana passada, o governador piauiense sinalizou que não soube do documento. 

"Não soube da carta, mas soube do cronograma que permitiria o Brasil ter 18 milhões de doses até junho. Ali, [na reunião com o Planalto] se sustentou um argumento da exigência sobre o risco do pós-vacina e abrimos um canal de negociação. Nós dissemos que se a União não quisesse assumir a responsabilidade pelo acompanhamento, nós aceitávamos dividir as responsabilidades com os municípios, e foi isso que foi costurado para o acordo".

francyteixeira@meionorte



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES