Jordana Guerra

Coluna da empresária Jordana Guerra sobre empreendedorismo feminino

Exclusivo Empreendedorismo materno: determine 5 pontos antes de iniciar

Empreendedorismo é uma jornada desafiadora, própria para mulheres que se tornaram mães e que possuem a criatividade e a determinação a seu favor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando a maternidade chega, junto com ela aparecem questionamentos sobre o campo profissional. Isso é influenciado por um pensamento antiquado social, que limita a capacidade produtiva de uma mulher com filho, associado a uma estrutura corporativa despreparada que permita às mães administrarem suas carreiras com as obrigações maternais. 

Em contrapartida, ano após ano, empreender vem sendo o caminho cada vez mais comum escolhido para aquelas que desejam conciliar o avanço profissional com a maternidade mais próxima - o que chamamos de empreendedorismo materno

Mas, gerenciar todas as demandas da criança e os obstáculos do novo negócio, pode ser algo muito desafiador, exigindo um nível de organização, inteligência emocional e planejamento muito além do que se possa imaginar. 

Os desafios muitas vezes começam na própria transição de carreira. Se lançar em um mundo novo, exige mais que investimento financeiro é preciso, primeiramente, uma mudança de mentalidade

Para isso, abaixo estão listados os 5 pontos para analisar antes de  começar no empreendedorismo materno

- Busque uma área que você goste e domine; 

- Estabeleça prazos e metas claras;

- Faça um planejamento financeiro eficiente;

- Organize o seu tempo;

- Busque conhecimento técnico. 

A empresária Dennise de Lima, mãe de 4 filhos, compartilha que: “a gente pode fazer tudo! Se você planeja, se você quer, você realmente consegue!”.

Dennise de Lima | Foto: Frida Diedrich 

Já Nayara Quintela, que tem dois filhos e empreende há 9 anos afirma que: “aprendi a ter autorresponsabilidade. Não esperar que o outro faça por mim e nem esperar o julgamento das outras pessoas. Então, depois que eu aprendi a ter autorresponsabilidade e foco, ninguém me para mais.”

NayaraQuintela | Foto: Frida Diedrich

Empreender é uma jornada desafiadora, própria para mulheres que se tornaram mães e que possuem a criatividade e a determinação a seu favor. Viva o empreendedorismo materno! 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES