Marta Santos

Coluna da jornalista Marta Santos

Exclusivo PT se reune para deliberar sobre chapa proporcional; o que será decidido?

O vereador Dudu Borges propôs uma data específica para filiação de novos membros, com ou sem mandato, sugerindo o dia 7 de março como uma medida para resolver a situação antes da janela partidária.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta (29), acontece a reunião do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) para decidir sobre a chapa proporcional em Teresina. 

O vereador Dudu Borges (PT) fez um chamado incisivo para uma reformulação profunda no processo eleitoral da legenda. À coluna, ele enfatizou a necessidade urgente de discutir questões de fidelidade partidária e a distribuição de vagas, destacando que o PT enfrenta o desafio de equilibrar o número de nomes e vagas disponíveis, especialmente em meio à crescente demanda de adesão ao partido.

"MAIS NOMES QUE VAGAS"

Borges ressaltou a importância de unificar e reduzir o número de candidatos, além de estabelecer uma estratégia clara para eleger representantes qualificados. "Temos mais nomes do que vagas. Precisamos discutir a unificação e diminuição desse número de pessoas", afirmou o vereador.

VEREADORES COM MANDATO ENTRAM NA CHAPA?

Além disso, o vereador Borges propôs uma data específica para filiação de novos membros, com ou sem mandato, sugerindo o dia 7 de março como uma medida para resolver a situação antes da janela partidária.

Ele é a favor de que a estratégia da eleição estadual se repita, visando eleger pelo menos 8 a 9 representantes. "Vereador Gustavo de Carvalho, Venâncio, Joaquim Caldas, pleiteiam vir para o PT. Nós temos uma estratégia de eleger, pelo menos 9 vereadores, para isso precisamos compilar bem essa chapa com metas e números", reforça.

DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS NA FEDERAÇÃO (PT, PCDOB E PV)

Ele defende que o PT fique com 24, o PCdoB e o PV com três vagas.

QUEM FICA E QUEM SAI?

Como a quantidade de pré-candidatos é maior que o limite de vagas (29+1), alguns nomes ficarão de fora, segundo o parlamentar, quem decidirá quem fica e quem sai serão os líderes das correntes do PT.

"Se não tiver consenso, o PT delibera. A decisão vem das forças partidárias internas, as correntes do PT. O meu grupo vai tomar as decisões, caso necessário, respeitando a proporcionalidade dentro do diretório, assim como o grupo do Magalhães, o grupo do João Pereira. Mas eu quero acreditar que entraremos em um consenso sem deliberar. Uma coisa  é certa, vamos ter que adequar os numeros. Quem não tiver uma corrente certa, vai ter problema porque vai ter que achar uma", finalizou Dudu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES