Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Com 66.136 óbitos, SP quase dobra mortes da gripe espanhola no Brasil

Gripe espanhola na cidade de São Paulo- Foto: Edward A

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A gripe espanhola- que há cem anos (de 1918 a 1920) foi uma pandemia que assustou o Brasil, causou muitas mortes e trouxe a primeira grande manifestação de negacionismo-, já ficou há muito para trás em relação às mortes causadas pela pandemia do Coronavírus em que o Brasil e o mundo estão mergulhados. 

Há 100 anos, gripe espanhola assustava São Paulo- Foto: Acervo revista Galileu

Para se ter uma dimensão da tragédia que estamos vivendo, basta lembrar que a gripe espanhola, durante os três anos em que se fez presente no Brasil, matou cerca de 35 mil pessoas, um terço dessas mortes no Rio de Janeiro e pouco mais de 7.500 em São Paulo. No dia de ontem, 17 de março de 2021, somente o Estado de São Paulo bateu a marca gigantesca 66.136 óbitos ,quase o dobro de todas as mortes registradas no Brasil pela gripe espanhola. 

Gripe espanhola na cidade de São Paulo- Foto: Edward A

Em relação ao Brasil, esse marco de mortes da Covid-19 comparativamente à gripe espanhola, foi atingido no dia 05 de junho de 2020, quando passou de 35. Tendo atingido, ontem, o número espantoso de 287.423 mortos, e tendo o número de mortos ultrapassado os 2 mil na média diária, os especialistas advertem que  em pouco mais de um mês o Brasil chegará às 350 mil mortes, ou seja, dez vezes mais o número de mortos atingido em toda a permanência da gripe espanhola.

Utis em  hospital de campanha em São Paulo- Foto: AP

A Prefeitura de São Paulo vai adiantar os próximos cinco feriados a partir de segunda-feira (22) na tentativa de diminuir a circulação de pessoas na cidade e, assim, tentar frear a disseminação da Covid-19 na capital paulista. Informações do Folha SP.

A medida, que será anunciada no início da tarde desta quinta-feira (18) pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), é vista por técnicos da prefeitura como uma das poucas alternativas para tentar evitar o colapso do sistema de saúde nas próximas semanas.

Os feriados que devem ser antecipados são Sexta-Feira Santa (2 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de Maio), Corpus Christi (3 de junho) e Revolução Constitucionalista (9 de julA antecipação dos recessos mira as indústrias e algumas empresas que ainda seguem em funcionamento nessa fase emergencial do Plano São Paulo. A prefeitura ainda deve definir se a medida terá adesão de bancos e outros serviços.

Na manhã desta quinta-feira (18), Covas afirmou, em entrevista à Globo News que a cidade de São Paulo atingiu taxa de ocupação de 88% dos leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19. “A gente vê colapsando todo o sistema de saúde”, afirmou. Segundo o prefeito, a capital registrou a primeira morte de paciente à espera de uma vaga de UTI em um hospital municipal. Para Covas, se houver continuidade do aumento de casos, “a gente vai ver ampliar esses casos de pessoas que não conseguem um leito de UTI.”

Em 2020, a prefeitura já havia antecipado os recessos para tentar frear a alta de casos na cidade. Foram antecipados os feriados de Corpus Christi, que é em junho, para 20 de março (quarta-feira), e do Dia da Consciência Negra, celebrado em novembro, para 21 de março (quinta-feira). Na sexta (22), foi decretado ponto facultativo.

Na mesma ocasião, o governador João Doria (PSDB) antecipou o feriado da Revolução Constitucionalista, de julho, para 25 de março (segunda-feira), formando assim um megaferiado.

No primeiro dia do feriado prolongado de 2020, o isolamento social na capital chegou a 51%, ante 49% registrado no dia útil anterior. Já no último dia, quando a antecipação do recesso vigorava para todo o estado, esse índice chegou a 53% na cidade e 51% no estado.

    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES