Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

73 anos depois, destroços do Titanic são achados no fundo do mar

O superpoderoso transatlântico inglês que naufragou entre a noite de 14 e a madrugada de 15 de Abril de 1912, após colidir com um enorme iceberg

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Somente 73 anos depois, em 1º de setembro de 1985, foram descobertos, no fundo do Oceano Atlântico, os destroços do Titanic, o super-poderoso transatlântico inglês que naufragou entre a noite de 14 e a madrugada de 15 de Abril de 1912, após colidir com um enorme iceberg. Essa, que é a mais significativa e impactante tragédia da navegação mundial, matou 1.496 dos seus 2.223 ocupantes.

O Titanic, apresentado ao mundo como o mais luxuoso e extravagante navio de passageiros do mundo, partira de Southampton, na Inglaterra no dia 10 de Abril, com destino à cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, e estava a quatro dias de viagem quando aconteceu o acidente. Era considerado, além de luxuoso e gigantesco, um navio rigorosamente “infundável”, graças aos esforços de segurança feitos pela engenharia na sua construção. Mas não foi o que se viu. Duas horas e quarenta minutos depois de se chocar com o iceberg, o Titanic afundou.

73 anos depois, destroços do Titanic são achados no fundo do mar - Foto: Reprodução

Em 1º de setembro de 1985, uma equipe de oceanógrafos comandada pelos franceses Jean-Louis Michel e Robert Ballard conseguiu localizar os destroços do Titanic valendo-se de um sonar com varredura lateral. Os destroços estavam submersos a uma profundidade de 3. 800 metros da superfície do mar. Além da localização das partes do navio, os oceanógrafos cuidaram também do processo de documentação do achado, com fotografias e filmagens.

73 anos depois, destroços do Titanic são achados no fundo do mar - Foto: Reprodução

Todo o material coletado serviu de base para maiores explicações sobre o acidente. A descoberta de que o navio havia se partido ao meio, quando a proa inclinou, só foi possível a partir da localização dos destroços. Nesse sentido, o dia 1º de setembro é um marco histórico não apenas para a história do Titanic, mas também para a história das descobertas oceanográficas.

73 anos depois, destroços do Titanic são achados no fundo do mar - Foto: Reprodução

Em 1997, o diretor de cinema James Cameron lançou o famoso filme “Titanic”, estrelado por Leonardo di Caprio e Kate Winslet, que teve como suporte de reconstrução histórica do acidente a descoberta de 1985.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES