Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

7x1 no Mineirão: Uma vergonha que o Brasil jamais vai esquecer

7x1 no Mineirão: Uma vergonha que o Brasil jamais vai esquecer

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São decorridos hoje exatos seis anos do maior vexame que o futebol brasileiro sofreu em toda sua histórica. Ninguém poderia um dia sonhar que a consagrada “ maior seleção do mundo”, a Canarinha que pôs o Brasil em delírio ao conquistar o tricampeonato mundial no México, em 1970, sofreria a humilhação de ser massacrada em sua própria casa, na sua Copa do Mundo, de 2014, perdendo para a Alemanha pelo placar de 7x1.

Isso ficou marcada para sempre na vida dos belo-horizontinos por causa da acachapante derrota brasileira por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais, naquele 8 de julho, dia mais tenebroso da história do futebol verde-amarelo, pois lá na capital de Minas Gerais, que a partida se realizou.

Durante 30 dias, BH recebeu a mistura de várias culturas e nacionalidades, abrigou seleções importantes “no quintal de casa” e viu craques desfilarem no gramado do Mineirão. Entre eles, Messi.

Antes do jogo, a torcida brasileira coloriu BH e o Mineirão de verde e amarelo para receber a partida pelas semifinais da Copa.

A passagem do camisa 10 argentino pela capital mineira também ficou marcada. Hospedado na Cidade do Galo, o jogador brindou os mineiros com grande atuação diante do Irã, mesmo que o desempenho de sua equipe tenha sido burocrático. Foi de Messi o belo gol de fora da área, já nos acréscimos, que evitou o tropeço dos argentinos. “Eleito quatro vezes o melhor jogador do mundo, La Pulga provou ser um dos atletas mais decisivos – e, por que não, abençoados? – do planeta, ao marcar o gol da mágica, porém não muito justa, vitória da Argentina sobre o Irã”, destacou o Estado de Minas, de 22 de julho de 2014.

Se a Cidade do Galo recebeu a Argentina, coube à Toca da Raposa II ser a casa da Seleção Chilena, uma das surpresas da Copa. Comandada por Jorge Sampaoli, La Roja encantou os brasileiros com um futebol vistoso e leve, com direito a vitória sobre a então campeã mundial, Espanha, por 2 a 0. Sua torcida invadiu o Brasil e até provocou tumultos, como no Maracanã. Mas a queda da Seleção foi precoce: logo nas oitavas de final, no Mineirão, diante dos brasileiros, na disputa por pênaltis. Durante os 90 minutos, Pinilla poderia ter colocado sua Seleção nas quartas, mas a bola chutada de fora da área explodiu na trave esquerda de Júlio César.

 Brasil perde de 7 a 1 para Alemanha na Copa do Mundo em casa - Foto: AFP 

É difícil encontrar um brasileiro que goste de lembrar da eliminação vergonhosa do Brasil, na primeira Copa do Mundo que realizava e que sonhava fosse o momento da consagração definitiva. Ao contrário, a Seleção fez o Brasil cair em pranto e querer apagar essa passagem da sua vida esportiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES