Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Acidente aéreo em Paris mata 113 e põe fim à carreira do Concorde

O Concorde realizaria o voo Air France 4590, um voo regular de Paris para Nova Iorque, incendiou-se e caiu sobre um hotel pouco depois de decolar.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda de um avião Concorde, o poderoso supersônico francês que era um orgulho nacional, em 25 de julho de 2000, logo depois de decolar do Aeroporto Charles de Gaulle, foi fatídico em dois sentidos: primeiro, por ter causado a morte de 113 pessoas; segundo, porque esse acidente foi definitivo para que os construtores apressassem a aposentadoria precoce da poderosa e cobiçada aeronave.

O voo durou apenas 80 segundos. O Concorde realizaria o voo Air France 4590, um voo regular de Paris para Nova Iorque, incendiou-se e caiu sobre um hotel pouco depois de decolar do Aeroporto Charles de Gaulle. As 109 pessoas que se encontravam a bordo morreram imediatamente, assim como quatro pessoas que se encontravam no hotel.

Crédito: Joachim Bertrand

Um relatório preliminar divulgado na manhã seguinte ao acidente confirmou as suspeitas de que a causa geradora do acidente foi o estouro de um dos pneus. Foi descartada a hipótese de uma suposta falha de manutenção. O avião começou a pegar fogo logo que deu a decolagem. As investigações levadas a seguir confirmaram que um pedaço de metal localizado na pista foi o motivo de atingir e estourar o pneu.

Pouco tempo depois, em 26 de Novembro de 2003, foi realizado o último voo do Concorde, pela aeronave G-BOAF, da British Airways. Acabava, assim, um sonho que fez do Concorde uma aeronave capaz de cruzar o Atlântico em menos da metade do tempo dos seus concorrentes, alcançando uma velocidade que nenhum outro avião conseguiu até hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES