Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Acidente de Chernobyl matou 32 e deixou 6 mil pessoas com câncer

A tragédia se deu no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripiat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Catástrofe de Chernobyl, que ocorreu em 26 de Abril de 1986,há exatos 35 anos, foi um dos mais catastróficos acidentes nucleares já registrados na história. A tragédia se deu no reator nuclear nº 4 da Usina Nuclear de Chernobil, perto da cidade de Pripiat, no norte da Ucrânia Soviética, próximo da fronteira com a Bielorrússia Soviética. O acidente ocorreu durante um teste de segurança ao início da madrugada, por um erro de controle de seus engenheiros.

A população da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia ficou exposta à radiação e houve centenas e centenas de registros de casos de câncer de tireoide. Além dos 32 mortos em decorrência do acidente, o desastre nuclear causou uma enorme propagação, contaminando pessoas ao longo do tempo e deixando mais de 6 mil casos de câncer entre os moradores.

Catástrofe de Chernobyl ocorreu em 1986

Para evitar novos casos, o governo soviético transferiu 120 mil pessoas nas primeiras horas após o desastre e mais 240 mil nos anos seguintes.

A explosão do reator teve como consequência a liberação de 5% do material do núcleo do reator Chernobyl que foi manipulado de maneira inadequada por engenheiros da usina.

Dois trabalhadores morreram no momento exato do acidente e outros 30 faleceriam nas semanas subsequentes por envenenamento. Logo após a explosão, 237 pessoas foram diagnosticadas por contaminação por Iodo radioativo, sendo confirmados 134 casos.

A população da Bielorrússia, Ucrânia e Rússia ficou exposta à radiação e houve centenas de registros de casos de câncer de tireoide.

Para evitar novos casos, o governo soviético transferiu 120 mil pessoas nas primeiras horas após o desastre e mais 240 mil nos anos seguintes.

Tragédia ocorreu há exatos 36 anos

O Complexo Energético de Chernobyl está localizado a 130 quilômetros ao norte de Kiev, na Ucrânia, e cerca de 20 quilômetros ao sul da fronteira com a Bielorrússia. Fazem parte do complexo quatro reatores nucleares.

Dois deles foram construídos entre 1970 e 1977 e as demais unidades em 1983. Na ocasião do desastre, outros dois reatores estavam em construção. A população circunvizinha à usina chegava a 135 mil pessoas.

No dia 25 de abril de 1986, um dia antes do desastre, os engenheiros responsáveis pelo reator 4 de Chernobyl iniciaram um teste de rotina.

Este consistia em determinar quanto tempo as turbinas demorariam a girar e fornecer energia às principais bombas de circulação após a sequência de perda de energia elétrica. O teste fora realizado um ano antes, mas a equipe não conseguira medir a tensão da turbina.

Chernobyl



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES