Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Airbus A320 cai na Indonésia e todos os seus 162 ocupantes morrem

A bordo de voo QZ8501 estavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um singapuriano

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um Airbus A320-200 da AirAsia, com 155 passageiros a bordo e sete tripulantes, que fazia a rota entre a Indonésia e Cingapura, sumiu do radar no dia 28 de dezembro de 2014, transformando-se numa tragédia. Todos os passageiros e tripulantes, num total de 162 pessoas, foram mortos. As buscam levaram dias, mas não resultaram em encontrar ninguém vivo. 

Após o final do terceiro dia de buscas no Mar de Java, autoridades da Indonésia afirmaram que foram resgatados os primeiros seis corpos de vítimas do acidente com o Airbus 320 da AirAsia que transportava 162 pessoas, sendo 155 passageiros e 7 tripulantes. Entre eles está um membro da tripulação, declarou o chefe da agência de busca e resgate da Indonésia, Fransiskus Bambang Soelistyo. Destroços da aeronave foram encontrados na costa da ilha de Bornéu na terça-feira.

Modelo de Airbus da AirAsia similar ao A320-200 que desapareceu com 162 a bordo neste domingo (28) na Indonésia (Foto: Vincent Thian/AP) 

As partes do avião estão no estreito de Karimata, que separa as ilhas de Bornéu e Belitung, próximo de uma base aérea que serviu como ponto de decolagem para os aviões que participam da operação internacional de busca e resgate. Os detritos foram localizados a cerca de 10 quilômetros do último ponto de contato da aeronave com os operadores de voo, que ia de Surabaya, na Indonésia, para

A bordo de voo QZ8501 estavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês (copiloto), um malaio e um singapuriano. “Meu coração está cheio de tristeza por todas as famílias envolvidas no voo QZ8501”, disse o diretor da companhia aérea, Tony Fernandes, no Twitter. “Em nome da AirAsia, minhas condolências a todos. Palavras não conseguem expressar o quanto estou triste.”

A companhia aérea afirmou em um comunicado que estava chamando os familiares a ir a Surabaya, “onde uma equipe de ajudantes será encarregada de cuidar das necessidades de cada uma das famílias”. Fotos de corpos flutuando no mar foram transmitidas pela televisão e parentes dos desaparecidos já reunidos em um centro de crises em Surabaya choraram com as mãos no rosto. Várias pessoas entraram em choque e foram carregadas.

Buscas – A Indonésia afirmou que entre os destroços encontrados estava uma porta do avião e tanques de oxigênio. “O desafio é que a região tem ondas de até três metros de altura”, disse o chefe das operações Bambang Soelistyo, acrescentando que as buscas continuariam durante toda a noite. Ele se recusou a responder perguntas sobre se algum sobrevivente havia sido encontrado. Cerca de 30 navios e 21 aeronaves de Indonésia, Austrália, Malásia, Singapura, Coreia do Sul e Estados Unidos estão envolvidos na operação.

O avião, que não emitiu sinais de emergência, desapareceu depois que o piloto não conseguiu permissão para elevar a altitude para evitar o mau tempo devido ao tráfego aéreo carregado, disseram autoridades. O voo QZ-8501 da AirAsia com destino a Singapura deveria pousar duas horas depois da decolagem, segundo a previsão da companhia. No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar a altitude de 32 mil para 38 mil pés para evitar uma tempestade. A alteração de rota foi aprovada imediatamente. Os dados de satélites mostram que no momento em que o piloto pediu a alteração de rota, havia uma tempestade muito forte na área em que o avião estava voando.

Porém, dois minutos depois, quando os controladores tentaram comunidade car a autorização para que o avião subisse aos 34 mil pés, não houve resposta. A aeronave sumiu dos radares e não foi emitido nenhum sinal de socorro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES