Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Airbus alemão cai nos alpes franceses e mata os seus 150 ocupantes

O lugar onde o avião caiu é de difícil acesso, ainda mais prejudicado por causa da neve

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O voo GW9525, operado pelo Airbus modelo A320, que decolou às 9h55 (4h55 pelo horário de Brasília) do aeroporto El Prat, em Barcelona,  em direção a Düsseldorf, na Alemanha, caiu nos alpes franceses às primeiras de 24 de março de2015, matando todos os seus 150 ocupantes, sendo 144 passageiros (incluindo dois bebês) e seis tripulantes. Pelos sobrenomes, na primeira verificação após o acidente, constatou-se que muitos eram espanhóis, mas um porta-voz da companhia Germanwings informou que à bordo existiam 67 alemãs. Esses alemãs haviam participado de um programa do Instituto Giola, em Llinás del Vallés (Barelona) 

O lugar onde o avião caiu é de difícil acesso, ainda mais prejudicado por causa da neve. "Aqui não há ninguém, apenas a neve", explica um habitante de Méolans-Revel, que pede para não ser identificado. "São os Alpes meridionais, é una zona montanhosa perdida", acrescenta. 

"Vamos levar dias para recuperar as vítimas", explicou o comandante da polícia Jean-Paulo Bloy para à imprensa. O primeiro helicóptero já chegou ao ponto onde aconteceu o acidente. "Um helicóptero conseguiu aterrissar (na região) para constatar, infelizmente, que existem apenas vítimas", informou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.  

Uma das caixas negras do avião já foi encontrada. O deputado socialista da região, Selon Chistophe Castaner, afirmou que os destroços estão desaparecidos em uma área de dois quilômetros, segundo os guardas franceses que estão sobrevoando o local do acidente. Castaner descreveu em sua conta de Twitter as primeiras cenas com as quais se depararam os serviços de socorro: "Imagens espantosas nesta paisagem de montanhas. Não resta nada, apenas destroços do avião e corpos". 

Walls também afirmou que "não se pode descartar nenhuma hipótese" a respeito do que pode ter acontecido com o avião. O porta-voz da Germanwings, Thomas Winkelmann, explicou que às 10h47 (6h47 no Brasil) o Airbus —pilotado por um profissional com 10 anos de experiência e 6.000 horas de voo—, começou a perder altura. Em poucos minutos já estava a 1.800 metros e às 10h53 (6h53 em Brasília) faz o último contato. Na região, os picos mais altos chegam a 3.000 metros. 

O avião passou de 30.000 a 6.900 pés (9.000 a 1.800 metros) em apenas nove minutos. Segundo o Ministério do Exterior francês, o avião acidentado é um dos mais antigos da empresa. Winkelmann  negou que a idade do avião possa ser uma causa, ainda que não tenha querido "especular" sobre os motivos do acidente e preferiu ser "prudente".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES