Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Airbus cai no mar na Indonésia e deixa mortos todos os seus 162 ocupantes

O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar. O mau tempo tem dificultado as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um Airbus A320-200, da companhia aérea AirAsia, com 155 passageiros a bordo e sete tripulantes, que fazia o voo QZ-8501,  na rota Indonésia e Cingapura, sumiu do radar no domingo 28 de Dezembro de 2014, informaram o Ministério dos Transportes indonésio e a companhia aérea. Ao final das buscas, constatou - seu que todos os seus 162 o ocupantes perderam a vida. Entre os mortos 155 eram passageiros e 7 tripulantes.

Segundo porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, a aeronave perdeu contato com o controle de tráfego aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local; 20h17 de sábado, 27, no horário de Brasília). O avião desapareceu ao voar sobre as águas ao sudoeste da ilha de Bornéu e em mau tempo.

A empresa malaia AirAsia informou que o piloto do Airbus A320-200 solicitou mudança na rota devido ao mau tempo. “O avião pediu um desvio devido às condições meteorológicas”, disse a companhia em um comunicado publicado em sua página no Facebook.

Airbus cai no mar na Indonésia e deixa morto todos os seus 162 ocupantes (Foto: Vicent Thian / AP)O voo QZ-8501 partiu do Aeroporto Internacional Juanda, em Surabaia (Java Oriental), às 5h20 (19h20 no horário de Brasília), com previsão de pouso em Cingapura às 8h20 (22h30 no horário de Brasília). O Airbus desapareceu cerca de 40 minutos após decolar.

A AirAsia informou que, entre os passageiros, havia 149 indonésios, três sul-coreanos, um cingapurense, um malaio e um britânico.  Já entre os tripulantes, havia um francês e seis indonésios. A AirAsia confirmou em nota o sumiço da aeronave e o início de uma operação de busca e salvamento do avião.

“AirAsia Indonésia lamenta confirmar que a torre de controle de tráfego aéreo perdeu contato com o voo QZ-8501 [Surabaia a Cingapura] às 7h24 desta manhã”, disse a companhia em um comunicado. “Operações de busca e resgate estão em andamento. AirAsia está cooperando plenamente com a assistência e serviços de salvamento”, diz a nota.

Cingapura também acionou equipes de busca e resgate. “Dois [aviões] C130 estão prontos para ser usados. Estamos prontos para prestar assistência e apoio às operações de busca e salvamento”, afirma um comunicado da Força Aérea, Marinha e do Centro de Coordenação de Resgate do país. O mau tempo tem dificultado as operações de busca, realizadas em uma área de quase 200 quilômetros quadrados. A visibilidade no local, sergundo a Marinha, varia entre dois e 5 quilômetros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES