Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Airbus choca-se com montanha e mata todos os seus 113 ocupantes

O acidente aconteceu poucos minutos antes de chegar ao seu destino.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi num dia como este, numa sexta-feira, em 31 de Julho de 1992, que o  voo Thai Airways International 311,um Airbus A310-304, caiu no Nepal, após chocar-se com uma montanha a uma altitude de 11.500 pés e uma velocidade de 300 milhas náuticas, matando todos os seus 99m passageiros e os 14 tripulantes, totalizando 113 mortos. 

O avião decolou do Aeroporto Internacional Don Mueang, Bangkok, Tailândia para o Aeroporto Internacional Tribhuvan, Katmandu, Nepal. O acidente aconteceu poucos minutos antes de chegar ao seu destino.

O voo 311 partiu de Bangkok às 10:30 (hora local). Ele estava programado para chegar em Katmandu às 12:55 (hora local). Depois de atravessar o espaço aéreo nepalês, os pilotos entraram em contato com o controle de tráfego aéreo e foram apuradas para uma abordagem de instrumento do sul chamada "Abordagem de Circulo Sierra VOR" para a pista 20. O controle nepalês de então não estava equipado com radar. 

Airbus A310-304

Pouco depois de relatar a posição Sierra, fixada dez milhas ao sul do VOR de Katmandu, a aeronave chamou o controle pedindo um pouso em Calcutá, na Índia por causa de um "problema técnico". Antes do controle poder responder, o voo cancelou sua transmissão anterior. O voo foi então eliminado para uma abordagem direta da Sierra para a pista 02 e disse para informar que deixavam 9.500 pés (2.896 m). O capitão pediu várias vezes os ventos e a visibilidade no aeroporto, mas o controle simplesmente disse que a pista 02 estava disponível. 

Uma série de comunicações frustrantes e enganosas (devido em parte aos problemas de linguagem e, em parte, à inexperiência do controlador de tráfego aéreo, que era estagiário com apenas nove meses de trabalho) se seguiu entre o controle de tráfego aéreo e os pilotos quanto à altitude e distância do voo 311 do aeroporto. O capitão pediu quatro vezes a permissão para virar à esquerda, mas depois de não receber uma resposta firme a seus pedidos, ele anunciou que estava virando à direita e subindo a aeronave para o nível de voo 200. 

O controlador que controla o voo 311 assumiu as transmissões do voo, aonde que a aeronave tinha cancelou a abordagem e estava virando para o sul, e ele limpou a aeronave para 11.500 pés (3.505 m), uma altitude que teria estado segura na área ao sul do aeroporto. O voo desceu de volta para 11.500 pés, passou por uma curva de 360 graus, passou pelo aeroporto para o norte e bateu em uma rocha íngreme em uma área remota do Parque Nacional Langtanga uma altitude de 11.500 pés.

Avião chocou-se contra montanha e matou todos os ocupantes



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES