Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Airbus com 150 ocupantes cai nos alpes franceses e todos morrem

Há relatos de que o avião se desintegrou. Dezesseis adolescentes de uma mesma escola alemã estavam a bordo

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um avião Airbus A-320, da companhia alemã Germanwings, que fazia uma viagem da Espanha para a Alemanha, caiu nos Alpes Franceses, no sudeste da França, com 144 passageiros e seis tripulantes. Todos morreram, num total de 150 vidas. A maioria das pessoas estava indo da Espanha para a Alemanha. A tragédia, que causou grande comoção especialmente entre os alemãs, aconteceu no dia 24 de março de 2015.

Há relatos de que o avião se desintegrou. Dezesseis adolescentes de uma mesma escola alemã estavam a bordo. Acredita-se que dois bebês de colo, também. Quanto às causas do acidente, por enquanto é tudo especulação.

O presidente francês confirmou que não há sobreviventes. “Que dia trágico para a França”, lamentou François Hollande.

Era uma terça-feira. O voo 4U-9525 partiu de Barcelona, na Espanha, rumo a Dusseldorf, na Alemanha. Às 6h53, horário de Brasília, o avião sumiu dos radares.

Informações do trajeto do voo indicam que o airbus teria sofrido uma diminuição brusca de altitude, descendo mais de 30 mil pés, o equivalente a dez mil metros, em menos de dez minutos.

Segundo o Ministério do Interior, destroços já foram avistados, mas região do acidente, nos alpes franceses, entre as cidades de Barcelonette e Digne-les-Bains, é de difícil acesso. Somente os helicópteros das equipes de resgate conseguem se aproximar.

Airbus com 150 ocupantes cai nos alpes franceses e todos morrem - Imagem: Reprodução

A companhia aérea Germanwings informou que o avião passou por uma manutenção de rotina ontem (23) e que a última grande revisão da aeronave foi há menos de dois anos, no verão de 2013. O piloto tinha mais de dez anos de experiência e seis mil horas de voo.

A Germanwings é uma empresa de baixo custo, subsidiária da gigante alemã Lufthansa, e tem excelente reputação - sem histórico de acidentes. A idade média da frota da companhia é de nove anos.

O governo francês informou que está em contato direto com a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, que nesta quarta-feira (25) ao local do acidente e que pediu cautela na hora de especular sobre as causas do acidente. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Laroy, prometeu ajuda às famílias das vítimas.

O Airbus A-320 é um avião muito usado na aviação civil justamente por ser considerado um modelo seguro e eficiente. A cada dois segundos um A-320 decola em alguma parte do mundo.

Ele tem 37,57 metros de comprimento e pesa por volta de 16 toneladas e meia. Tem autonomia para percorrer 6, 150 km.

O acidente com o Airbus A320 da Germanwings, que fazia o voo 4U-9525 entre Barcelona e Düsseldorf em 24 de março, teria sido causado pelo copiloto Andreas Lubitz 

A distância entre Barcelona e Dusseldorf em linha reta é de pouco mais de 1,1 mil quilômetros e pode levar 180 pessoas. Estavam a bordo 150. O avião, um modelo mais antigo, o A-320-211, estava em uso há 24 anos, embora a frota da Germanwings tenha, em média, nove anos de uso.

A Airbus divulgou um comunicado lamentando o acidente e informou também que está empenhada em ajudar a esclarecer o que aconteceu e que assim que tiver informações, elas serão divulgadas. Em dezembro do ano passado um Airbus A-320 da Air Asia caiu no mar de Java com 162 duas pessoas a bordo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES