Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Alain Delon, galã do cinema, chega aos 87, querendo a morte por suicídio

O ator francês Alain Delon explicou em seu perfil oficial no Instagram a sua decisão de morrer através de um suicídio assistido

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ator Alain Delon, um dos maiores astros do cinema francês, o galã que fez milhares de fãs suspirarem ao redor do mundo, chega nesta data de 8 de Novembro aos seus 87 anos de vida. 

Mas há pouco hoje que se comemorar, pois o consagrado astro já revelou que seu único desejo é a morte, por meio do suicídio assistido, uma prática permitida na Suíça, país em que reside desde que se afastou do cinema.

Recentemente o também  ator francês Anthony Delon, filho de Alain Delon, publicou primeiro vídeo com o pai em uma rede social, semanas após revelar que a lenda do cinema, que acabara de completar 86 anos, decidiu acabar voluntariamente com sua vida por meio de um suicídio assistido. Em um bosque, ambos aparecem sentados em um banco de madeira. "A gente não está bem", diz o filho em tom irônico na postagem. Em seguida, o pai aparenta dificuldade para falar.

Alain Delon, galã do cinema, chega aos 87, querendo a morte por suicídio - Foto: Reprodução

O ator francês Alain Delon explicou em seu perfil oficial no Instagram a sua decisão de morrer através de um suicídio assistido. "Tomei minha decisão faz tempo, acredito que minha vida foi bela mas também difícil", escreveu na rede social em março.

O suicídio assistido é permitido na Suíça, onde Alain vive, desde que os motivos não sejam egoístas. Esse tipo de procedimento é diferente da eutanásia, que não é autorizada no país. A principal diferença entre as técnicas é quem realiza o ato final.

O ator pediu ao filho para organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus últimos momentos, disse Anthony, de 57 anos, à revista francesa Le Point na véspera do lançamento de sua autobiografia Entre chien et loup ("Entre cão e lobo", em francês).

Em janeiro do ano passado, faleceu a ex-mulher do artista, a atriz Nathalie Delon, aos 79 anos. Ela sofria de câncer no pâncreas e, assim como o ex-marido, queria acabar com a vida por meio da eutanásia.

Alain Delon, galã do cinema, chega aos 87, querendo a morte por suicídio - Foto: Reprodução

Em 2005, em uma entrevista à revista Paris Match, o ator confidenciou que sofria de problemas vasculares. Em 2012 e 2013, ele foi internado após episódios de arritmia.

Em 2017, aos 81 anos, ele fez uma cirurgia cardíaca. Durante a cirurgia de cerca de 5 horas, foi colocado um "bypass" coronário (procedimento que permite o sangue contorne uma obstrução) na artéria femoral.

Depois de sofrer um duplo AVC em 2019, o ator vem se recuperando aos poucos e já se sente muito melhor, embora tenha que andar de bengala.

"Envelhecer é uma merda!", disse Delon pouco antes de sua hospitalização, três anos atrás. "Você não pode fazer nada sobre isso. Você perde o rosto, perde a visão. Você levanta e, caramba, seu tornozelo dói”, reclamou o ator.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES