Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Além da independência, Brasil faz 98 anos da 1ª transmissão de rádio

O discurso do Presidente, em meio a clima festivo, abrindo a programação da exposição, chegou ao rádio e daí aos ouvintes, através de um transmissor de 500 wats.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Além de ser o registro histórico da Independência do Brasil, ocorrida pelo conhecido “Grito do Ipiranga”, em 07 de Setembro de 1822, a data de hoje é um marco significativo para as comunicações brasileiras, pois foi exatamente nesse dia, em 1922, exatos 100 anos após o ato de Dom Pedro I: trata-se da primeira transmissão de rádio realizada no país. O ato se simultaneamente à exposição internacional em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, com a fala do presidente Epitácio Pessoa. 

O discurso do Presidente, em meio a clima festivo, abrindo a programação da exposição, chegou ao rádio e daí aos ouvintes, através de um transmissor de 500 wats, que foi fornecido pela empresa norte-americana Westinghouse, instalado no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro. 

Apenas 80 receptores espalhados no Rio e nas cidades de Niterói e Petrópolis, puderam acompanhar a transmissão experimental. Além do discurso do Presidente Epitácio Pessoa, a transmissão levou ao restrito e longínquo público música clássica, que incluiu O Guarani, de Carlos Gomes. 

Dentro de dois, anos, portanto, quando o Brasil festejará os 200 anos de sua Independência, o país celebrará, também os 100 anos da primeira transmissão de rádio e seu território.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES