Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Após 46 anos, sabe-se hoje que Pablo Neruda deve ter sido assassinado

O corpo do Nobel da Literatura 1971 foi exumado em abril de 2013

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Decorridos 46 anos de sua morte, ocorrida em 23 de Setembro de 1973, sabe-se hoje que Pablo Neruda não morreu de câncer de próstata, conforme constava de seu atestado de óbito fornecido pela polícia numa época em que o Chile, país de nascimento do poeta, vivia sob o rigor de uma sanguinária ditadura militar.

Em vida, o poeta chileno sofrera da doença, mas ela não teria causado a sua morte em 1973, durante a ditadura que se instalou no país após o golpe de Estado que colocou Augusto Pinochet no poder. Em julho de 2017,especialistas da Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Canadá, França e Chile compartilharam seus estudos e análises do caso em Santiago, após reiteradas pesquisas, e concluíram que Pablo Neruda não teve morte causada por câncer de próstata.

O corpo do Nobel da Literatura 1971 foi exumado em abril de 2013 e os exames e perícias médico-legais afastaram num primeiro momento a intervenção de terceiros na sua morte. Ainda assim, o juiz responsável pela investigação, Mario Carroza, manteve aberto o processo por considerar que os resultados não eram conclusivos e ordenou a realização de novos exames.

Em novembro de 2015, um documento oficial do Ministério do Interior do Governo do Chile reconheceu pela primeira vez que é bem possível que Pablo Neruda tenha sido assassinado. Segundo o documento, o poeta e Prêmio Nobel de Literatura de 1971 não morreu “em consequência do câncer de próstata de que padeceu”, mas é “claramente possível e altamente provável a intervenção de terceiros”.

Neruda morreu em 23 de setembro de 1973, um domingo, às 10 e meia da noite na Clínica Santa María, de Santiago, no Chile. Nesse dia, segundo “está comprovado no processo”, diz o documento oficial, aplicaram-lhe uma injeção ou o fizeram ingerir algo que teria precipitado a sua morte, seis horas e meia depois. Tudo isso, poucas horas antes de o Nobel partir em um avião rumo ao México, onde, como diz o texto do ministério, possivelmente iria liderar um Governo no exílio para denunciar a atuação do general Augusto Pinochet, que havia dado o golpe de Estado em 11 de setembro.

Quando pensamos em poetas latino-americanos, vem logo à memória o nome de Pablo Neruda. Sua obra conquistou e continua conquistando gerações, consagrando-o com o Prêmio Nobel de Literatura em 1973, dois anos antes de sua morte. Além de poeta exponencial, foi diplmata e político vervoroso, defensor intransigente da liberdade não apenas dos chilenos, mas de todos os povos, e teve duro enfrentamento ao regime de Pinochet, considerado um dos ditadores mais sanguinários da história. Neruda é autor de clássicos da literatura mundial, a exemplo de “Canto Geral” e “Confesso que Vivi”. Seu romantismo se expressa de forma abundante em muito de sua vasta e valiosa obra, como nesse trecho :

“ Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES