Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Assassinato de Martin Luther King ainda comove o mundo, 54 anos depois

Seu assassino foi o franco-atirador James Earl Ray, que em 1969 assumiu a autoria do bárbaro crime e foi condenado a 99 anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O maior líder das causas dos negros norte-americanos, o corajoso e incansável pastor Martin Luther King, foi assassinado nesta data, em 4 de abril de 1968, em Memphis, Tennessee, quando se encontrava na sacada do 2º andar do Lorraine Motel, onde estava hospedado para participar de manifestações na cidade. Seu assassino foi o franco-atirador James Earl Ray, que em 1969 assumiu a autoria do bárbaro crime e foi condenado a 99 anos. O criminoso morreu na prisão em 1998, aos 70 anos.

Sua luta pelos direitos civis, as manifestações em marchas pacíficas, como a de 25 de agosto de 1963 sobre Washington, que reuniu 250 mil pessoas, despertou a consciência dos Estados Unidos para uma participação enfática na instauração de uma sociedade mais justa. Sua ação lhe valeu o prêmio Nobel da Paz de 1964. Mas, em outra direção, despertou o ódio contra ele e suas consagradas manifestações.

Assassino de Martin Luther King ainda comove o mundo, 54 anos depois - Foto: Reprodução

Pouco depois das 6 horas da tarde de 4 de abril de 1968, Martin Luther King Jr. foi ferido mortalmente por uma arma de fogo quando se encontrava na sacada do 2º andar do Lorraine Motel, em Memphis. O líder dos direitos civis estava na cidade para apoiar a greve dos trabalhadores em serviços sanitários e ia jantar quando um projétil o atingiu no queixo e rompeu sua medula espinhal. King foi declarado morto logo depois de sua chegada a um hospital local. Tinha 39 anos.

Nos meses que antecederam seu assassinato, Luther King passou a ficar crescentemente preocupado com a desigualdade econômica nos Estados Unidos. Organizou a Campanha do Povo Pobre para enfrentar a questão, inclusive uma marcha com brancos e negros pobres em Washington e em março de 1968 viajou a Memphis para apoiar a greve dos sanitaristas, majoritariamente de trabalhadores afroamericanos. No dia 28 de março, uma marcha de protesto de trabalhadores liderada por King terminou em violência e com a morte de um adolescente negro. King deixou a cidade, mas prometeu voltar no começo de abril para comandar outra manifestação.

Assassino de Martin Luther King ainda comove o mundo, 54 anos depois - Foto: ReproduçãoEm 3 de abril, de volta a Memphis, King pronunciou o que seria seu derradeiro sermão, declarando: "Tivemos algumas dificuldades dias atrás. Porém nada importa para mim agora porque estive no alto da montanha... E Ele permitiu que eu subisse a montanha. Olhei ao redor e avistei a Terra Prometida. Não irei até lá com vocês. Mas quero que esta noite saibam que nós, como povo, chegaremos à terra prometida."

Em 9 de abril, King foi enterrado em sua cidade natal de Atlanta, Geórgia. Dezenas de milhares de pessoas alinharam-se nas ruas para ver passar o ataúde colocado sobre uma simples carroça rural puxada por dois burros para prestar-lhe o último tributo.

Criminoso comum, Ray havia fugido de uma prisão no Missouri em abril de 1967, onde cumpria sentença por assalto. Em maio de 1968, começou uma intensa caçada a Ray. Finalmente o FBI constatou que ele havia obtido um passaporte canadense sob falsa identidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES