Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataque ao Palácio da Justiça da Colômbia mata os 11 membros da corte

Os confrontos que se seguiram à reação ofensiva das Forças Armadas pelo controle do Palácio resultaram em 98 mortes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos episódios mais violentos e sangrentos contra instuições em toda a história da humanidade, aconteceu no 6 de novembro de 1985, quando o grupo guerrilheiro M-19 (Movimento 19 de Abril, em referência a uma suposta fraude nas eleições presidenciais de 1970) invadiu o Palácio da Justiça, sede do Judiciário colombiano (o equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil), no centro de Bogotá, capital do país. 

Os confrontos que se seguiram à reação ofensiva das Forças Armadas pelo controle do Palácio resultaram em 98 mortes, incluindo todos os 11 juízes da Suprema Corte, e 11 pessoas foram tidas como desaparecidas.

Após a invasão do grupo guerrilheiro à sede da Suprema Corte, por volta das 14h do dia 6 de novembro, tropas militares iniciaram enorme ofensiva pela retomada do Palácio de Justiça. O Palácio ficou tomado durante 27 horas, entre as 11h30 (hora da invasão do grupo) do dia 6 até as 14h20 do dia 7. No total, mais de 300 pessoas foram feitas como reféns.

Algumas fontes relatam que o presidente da Suprema Corte da Colômbia, Alfonso Reyes Echandía, teria entrado em contato com o então presidente da Colômbia, Belisario Betancur, com o intuito de obter um cessar-fogo e mediar as negociações. Betancur, no entanto, não teria atendido a chamada e teria ordenado a ofensiva das Forças Armadas.

As tropas que invadiram o Palácio da Justiça eram coordenadas pelo coronel Alfonso Plazas Vega, então comandante da Escola de Cavalaria. Os militares invadiram o Palácio com o uso de tanques blindados, após terem transcorrido três horas desde a entrada dos guerrilheiros. Segundo Gustavo Petro, ex-membro do M-19 e atual prefeito de Bogotá, o Exército colombiano acreditava que os guerrilheiros tinham condições de resistir a ofensivas de infantaria por meses e até anos, o que levou os comandados de Plazas Vega a atacar com violência e utilizando armamentos pesados.

O M-19 já havia realizado operações como o roubo da espada de Simón Bolívar de um museu de Bogotá, em 1974, e a tomada da embaixada da República Dominicana, em 1980. O grupo surgiu em 1970, após o conservador Misael Pastrana derrotar Rojas Pinilla, da ANAPO (Aliança Nacional Popular), em uma eleição presidencial apertada. Diante das acusações de fraude eleitoral, o setor socialista da ANAPO entrou em desacordo com o resto do partido e, em 1974, fundou o Movimento 19 de Abril, que acreditava na luta armada como única forma de chegar ao poder.

A tomada do Palácio se tornou um grande trauma nacional na Colômbia, que encara o episódio de modo semelhante a como os EUA veem o atentado às Torres Gêmeas em 2001. Na Colômbia, a tragédia também é conhecida como "holocausto".

O episódio voltou à tona recentemente com a estreia da série "Narcos", produção do Netflix, que menciona a tragédia na primeira temporada. Existem acusações de que o narcotraficante Pablo Escobar teria financiado o M-19 para invadir o Palácio, visão que é sustentada em "Narcos". Segundo estimativas, ele teria ofertado uma quantia estimada em US$ 2 milhões. As investigações conduzidas pelo governo colombiano a partir de 1986 não conseguiram comprovar o suposto envolvimento de Escobar, que teria apoiado a iniciativa em retaliação a um tratado de extradição da Colômbia com os EUA.

Em 2010, Plazas Vega, o general que comandou os ataques, foi condenado a 30 anos de prisão pelo desaparecimento de algumas pessoas durante a retomada do Palácio, principalmente funcionários da cafeteria. Vídeos que mostravam militares levando pessoas que depois foram tidas como desaparecidas foram as principais provas de que o Exército era responsável pelo desaparecimento, tortura e morte de pessoas que estavam no Palácio. Outros três oficiais do Exército enfrentam acusações semelhantes. Advogados representantes das vítimas, promotores e a juíza do caso relataram ter recebido ameaças de morte por conta do processo contra Plazas Vega.

Dentre as 11 pessoas desaparecidas reconhecidas inicialmente, descobriu-se em 2000 que uma mulher havia sido enterrada em uma cova comum e outras três pessoas tiveram suas identidades conhecidas em 2014 após análise dos restos mortais. Até hoje, o paradeiro dos corpos das outras sete pessoas é desconhecido.

Nas imagens em vídeo de arquivo, é possível ver um tanque leve entrando no imponente edifício do Ministério da Justiça da Colômbia. É uma cena estranha, quase surreal, mas que sintetiza uma tragédia marcada a ferro e fogo na consciência coletiva colombiana.

Crédito: Reuters/John Vizcaino



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES