Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataque suicida deixa 35 pessoas mortas em aeroporto de Moscou

O atentado aconteceu no dia 24 de Janeiro de 2011. Explosão ocorreu no desembarque internacional do maior aeroporto russo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque suicida promovido por um homem-bomba, no Aeroporto Internacional de Demodedovo, na Rússia, matou 35 pessoas e deixou outras 270 feridas, muitas delas em estado muito grave. 

O atentado aconteceu no dia 24 de Janeiro de 2011. Explosão ocorreu no desembarque internacional do maior aeroporto russo.

Sofia Maliavina, porta-voz do Ministério da Saúde, disse que 20 dos feridos estão em estado grave. Os trabalhos de resgate de feridos continuaram no prédio durante horas seguidas.

O incidente foi provocado por um homem-bomba, às 16h32 locais (11h32 do horário brasileiro de verão), segundo a assessoria do aeroporto, que afirmou que o número de mortos já chegaram a 35.

Ataque suicida deixa 35 pessoas mortas em aeroporto de Moscou - Foto: Reprodução

O atentado ainda não havia sido reivindicado por nenhum grupo, mas havia suspeitas de grupos separatistas da região do Cáucaso, que lutam pela criação de um estado islâmico independente.

Dois passageiros britânicos estão entre os mortos, segundo as autoridades.

Um vídeo postado no site de compartilhamentos YouTube mostrou o interior do aeroporto pouco após a explosão, num cenário de destruição, com corpos espalhados pelo chão, muita fumaça e pequenos focos de incêndio.

O porta-voz do Comitê de Instrução da Procuradoria da Rússia, Vladimir Markin, confirmou que a explosão foi um atentado terrorista.

Desembarque
A explosão ocorreu na área de bagagem do setor de desembarque internacional do aeroporto Domodedovo, o principal do país, na periferia da capital.

O suicida estava em meio a uma multidão que buscava suas bagagens após desembarcar, quando se detonou, disse um policial à agência Ria-Novosti. Eles chegavam de voos vindos de Alemanha, Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

O explosivo teria cerca de 5 kg e estava disfarçado em uma mala.

A imprensa russa relatou que fumaça se ergueu do local, e pessoas em pânico, algumas sujas de sangue, fugiram pelas saídas de emergência.

Policiais disseram a agências locais que localizaram a cabeça do suspeito de ter cometido o ataque. Segundo os policiais, ele teria "aparência árabe".

A polícia intensificou a segurança no aeroporto e no metrô da cidade em seguida à explosão, segundo a agência Interfax. Relatos no Twitter indicam que ninguém entrava ou saía do aeroporto logo após o ataque.

O Domodedovo é o aeroporto mais moderno de Moscou, mas sua segurança já havia sido questionada anteriormente pela imprensa.

Em 2004, dois suicidas embarcaram em aviões lá após terem comprado passagens ilegalmente de funcionários do próprio aeroporto. Eles se explodiram em pleno ar, matando 90 pessoas em dois aviões diferentes.

Construído em 1964, o Domodedovo fica a cerca de 42 km a sudeste do centro de Moscou.

Ele é o maior dos três principais aeroportos que servem à capital, e teve movimento de 22 milhões de passageiros em 2010.

Voos que deveriam chegar ao Domodedovo foram transferidos após o ataque para os outros dois aeroportos da capital, segundo a imprensa local.

O atentado derrubou imediatamente o mercado de ações local Micex, que trabalha principalmente em rublos, em cerca de 2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES