Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataque suicida em hotel na Somália mata 24 durante festa de formatura

Neste mesmo ano de 2009, em 18 de junho, um outro bombardeio, desta vez em Beledweyne, deixando mortas 30 pessoas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 3 de dezembro de 2009, em Mogadíscio, na Somália, um grupo terrorista atacou com bombas o Hotel Shamo. O ataque suicida  aconteceu dentro da sala de reuniões, que estava ricamente decorada para servir de palco a uma grande celebração e contava com a presença de várias autoridades governamentais. O bombardeio do hotel deixou 24 pessoas mortas, dentre eles três ministros do governo provisório da Somália. Mais de 60 pessoas resultaram feridas, muitas com gravidade.

Neste mesmo ano de 2009, em 18 de junho, um outro bombardeio, desta vez em Beledweyne, deixando mortas 30 pessoas.   

Crédito: Feisal Omar/Reuters 

Na festa que se realizava no Hotel Chamo autoridades e dirigentes universitários façam  boas-vindas a estudantes de medicina da Universidade de Benadir. O ataque suicida foi  praticado  por um militante vestido de mulher, "com um véu e sapatos de mulher", segundo o Ministro da Informação Dahir Mohamud Gelle. De acordo com testemunhas, o homem-bomba aproximou-se do lugar onde estavam os oradores, cumprimentou-os verbalmente com a frase "paz", e detonou seu cinto de explosivos. O Ex-Ministro da Saúde Osman Dufle, que estava conversando quando a explosão aconteceu, relatou que ele notou um indivíduo vestindo roupas pretas andando pela audiência pouco antes da explosão.

A cerimônia - a segunda desde que a Universidade de Benadir foi instituída em 2002, um raro evento na Somália atual, dilacerada pela guerra — atraiu centenas de pessoas. Estavam presentes os formandos e seus familiares, oficiais da Universidade, e cinco ministros do Governo Transicional Federal (TFG). A segurança dentro da sala de reuniões era fraca e todos os guarda-costas dos ministros estavam fora da sala.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES