Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataque terrorista na França, mata 86 pessoas e deixa 458 feridas

Ataque terrorista na França, mata 86 pessoas e deixa 458 feridas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 14 de julho de 2016 aconteceu uma das grandes tragédias da vida do povo francês, o atentado de Nice, um ataque terrorista transcorrido naquela cidade francesa, que resultou na morte de 86 pessoas e em ferimentos em mais 458 outras pessoas.

O ataque terrorista começou por volta das 22h40 no horário local (GMT +1) de 14 de julho de 2016, quando um caminhão de 19 toneladas com semirreboque invadiu a celebração do Dia da Bastilha na avenida marginal de Nice, sul da França, a Promenade des Anglais.

Além de confirmados 86 mortos e 458 feridos, a polícia revelou que 18 dos que estavam hospitalizados com ferimentos, encontravam-se em estado muito grave. 

O ataque terminou após uma troca de tiros com a polícia, que matou o condutor do veículo.

O condutor foi identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, um indivíduo de 31 anos de idade, de nacionalidade tunisiana, residindo em França, autor de vários crimes comuns (entre eles violência doméstica) não associados a redes terroristas. A sua identificação foi encontrada no caminhão.

Em 16 de julho de 2016, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado, confirmando que o condutor do caminhão "era um dos soldados" instruídos a cometer atentados terroristas contra países que participem de ações bélicas contra o grupo.

O grave atentado aconteceu em 14 de julho, uma data que é sempre lembrada pelos franceses com muito orgulho, pois foi num dia como esse, no ano de 1789, que ocorreu a Tomada da Bastilha, ou Queda da Bastilha, como é mais conhecida, e que se transformou no evento central da Revolução Francesa.

A Bastilha era uma fortaleza medieval utilizada como prisão, sobretudo mantendo presos políticos contrários ao regime imperial da época.

0 movimento revoltoso foi definitivo para o estabelecimento da República Francesa e a consequente Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES