Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Ataque terrorista no aeroporto de Orly deixa oito pessoas mortas

O número de mortos fez com que o bombardeio de Orly fosse o ataque mais sangrento na França desde o fim da Guerra da Argélia em 1962.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ataque terrorista contra o balcão de check-in da companhia Turkish Airlines, no Aeroporto de Orly, em Paris, deixou oito pessoas mortas e 55 feridas, muitas delas com gravidade. O atentado foi praticado pela organização criminosa armênia ASALA ( Exército Secreto para a Libertação da Armênia), no dia 15 de Julho de 1983.

A bomba explodiu dentro de uma mala no balcão de check-in da Turkish Airlines no terminal sul do aeroporto, lançando chamas na multidão de passageiros que estavam fazendo check-in para um voo com destino a Istambul. A bomba consistia em meio quilo de explosivo Semtex conectado a três botijões de gás portáteis (o que explicava as extensas queimaduras nas vítimas).

Aeroporto de Orly após ataque terrorista 

Três pessoas morreram imediatamente na explosão e outras cinco morreram no hospital. Quatro das vítimas eram francesas, duas eram turcas, uma era greco-americana e uma era sueca. O número de mortos fez com que o bombardeio de Orly fosse o ataque mais sangrento na França desde o fim da Guerra da Argélia em 1962. Os mortos incluíam uma criança. O cidadão de dupla nacionalidade foi identificado como Anthony Peter Schultze, que estava estudando em Paris e veio ao aeroporto para se despedir de sua noiva turca. Ela estava fora da área de check-in quando a bomba explodiu e não se feriu.

O primeiro-ministro francês Pierre Mauroy foi ao aeroporto e condenou o ataque, prometendo encontrar e punir os perpetradores. Mais tarde, ele visitou o hospital onde os feridos mais graves estavam sendo tratados. O presidente francês, François Mitterrand, visitou algumas das vítimas hospitalizadas e condenou o ataque, chamando-o de "crime pelo crime".

Ataque deixou 8 mortos 

O bombardeio de Orly aconteceu cinco dias antes do segundo Congresso Mundial Armênio ser inaugurado em Lausanne. De acordo com Markar Melkonian, irmão do membro do ASALA Monte Melkonian, a verdadeira razão para o bombardeio foi desacreditar o Congresso Mundial Armênio, já que o líder do ASALA, Hagop Hagopian, sentiu que isso beneficiaria um grupo armênio rival na França.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES