Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentado a bomba no aeroporto de Istambul deixa 43 mortos

As explosões aconteceram antes de que os passageiros passassem pela área de Rio X, quando três homens abriram fogo e dispararam bombas.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quarenta e três pessoas morreram após três explosões, na noite de 28 de Junho de 2016, no terminal internacional de passageiros do aeroporto de Istambul, o maior da Turquia e terceiro mais movimentado da Europa. O número de mortes foi anunciado pelo primeiro-ministro turco, Binali Yıldırım. No total, outras 230 ficaram feridas, internadas em hospitais da cidade, muitas delas com gravidade e probabilidade de sequelas. Esse foi o ataque mais mortal em toda a história de Istambul.

As explosões aconteceram antes de que os passageiros passassem pela área de Rio X, quando três homens abriram fogo e dispararam bombas. O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, disse que os responsáveis pelo ataque ao aeroporto Ataturk abriram fogo usando fuzis Kalashnikov. O ataque aconteceu por volta das 22h (16h em Brasília).

Foto: AFP/Getty Images

Os três homens-bomba responsáveis pelo ataque terrorista na Turquia na terça-feira eram da Rússia, do Uzbequistão e do Quirguistão. O ataque ao aeroporto Ataturk, em Istambul, deixou 43 mortos e aproximadamente 230 feridos - 94 ainda internados - e foi o mais mortal de uma série de atentados que abalaram o país neste ano.

Autoridades turcas acreditam que o ataque foi liderado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). O jornal turco Yeni Safak atribui a responsabilidade do atentado ao checheno Akhmed Chatayev, identificado na lista da Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos militantes do EI encarregado por treinar extremistas.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, disse, nesta quinta-feira, que o país acredita que o EI seja o responsável pelos ataques no aeroporto de Istambul. De acordo com a polícia, foram presos 13 suspeitos de ligação com o grupo terrorista em Istambul e nove na cidade de Izmir, acusados de financiamento, recrutamento e apoio logístico para o EI.

Foto: AFP/Getty Images

Atualmente, a principal legenda de oposição da Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), acusou o Partido AKP (Justiça e Desenvolvimento) de bloquear uma tentativa de investigação parlamentar sobre os ataques no aeroporto.

Os líderes da oposição haviam solicitado a investigação, mas a proposta foi rejeitada por decisão do Partido Justiça e Desenvolvimento. "Existe uma relação ideológica entre AKP e EI. Essa é a razão principal de a AKP ter votado contra a abertura de uma investigação parlamentar sobre as explosões em Istambul", afirmou Kemal Kilicdaroglu, líder do CHP.

O aeroporto Ataturk é o terceiro mais movimentado da Europa e recebeu 61,3 milhões de passageiros em 2015.

Foto: AFP/Getty Images



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES