Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentado fere à bala o presidente dos Estados Unidos

Outros três integrantes da comitiva do presidente saíram feridos no atentado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, foi vítima de um atentado à bala, que o deixou ferido com uma perfuração nos pulmões. Outros três integrantes da comitiva do presidente saíram feridos no atentado. A tentativa de assassinato de Ronald Reagan ocorreu em 30 de março de 1981, quando decorriam apenas 69 dias de sua posse na Presidência dos Estados Unidos. 

Ronald Reagan acabara de sair após de compromisso público no Washington Hilton Hotel em Washington, D.C., o presidente Reagan e três outros foram baleados e feridos por John Hinckley, Jr.. Reagan sofreu uma perfuração no pulmão, mas um atendimento médico rápido permitiu que ele se recuperasse rapidamente apesar de sua idade, na época Reagan tinha 70 anos. A tentativa de assassinato de Ronald Reagan foi retratada no filme The Day Reagan Was Shot, produção de 2001. 

Reagan foi o primeiro presidente em serviço dos Estados Unidos que foi baleado e sobreviveu a uma tentativa de assassinato. Não houve invocação formal da sucessão presidencial, embora uma declaração polêmica feita pelo Secretário de Estado Alexander Haig dizendo que ele estava "no comando" marcou um curto período durante o qual o Vice Presidente George H. W. Bush estava fisicamente ausente, voando de volta para Washington, D.C. a bordo do Air Force Two após um discurso em Fort Worth, Texas. Hinckley, o atirador, foi declarado inocente por motivos de insanidade e permaneceu confinado em uma instituição psiquiátrica. No dia 10 de Setembro de 2016 permitiu-se que Hickley abandonasse o hospital, para viver com a sua mãe a tempo inteiro, sob supervisão legal e com tratamento psiquiátrico obrigatório.  

 Ronald Reagan foi vítima de um atentado em 1981

O atentando contra a vida do presidente Reagan apenas repete uma história de violência na política norte-americana, onde quatro outros presidentes foram assinados durante o exercício do cargo. Os dois mais famosos foram os assassinatos de John F.Kennedy, morto a tiro em Dallas, no Texos, em plena luz do dia, em 22 de Novembro de 1963, e Abraham Lincoln, assassina do dentro de um teatro ,em  15 de abril de 1985. 

Também foram assassinados quando exerciam a Presidência, James A. Garfield, em 19 de Setembro de 1881 e William MCckley, em 14 de Setembro de 1901.

Ronald Reagan foi vítima de um atentado em 1981 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES