Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentado terrorista em Nice, França, deixa 84 pessoas mortas

Atentado aconteceu na festa do Dia da Bastilha.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Algumas testemunhas dizem que a polícia atirou contra o motorista para tentar impedir os atropelamentos e que "ocupantes" do veículo também atiraram, sem precisar quantas pessoas estariam no caminhão. O motorista que conduziu o atentado foi identificado como Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, um indivíduo de 31 anos de idade, de nacionalidade Tunísia, residente na França e autor de vários crimes comuns, aparentemente não associado a redes terroristas. Porém, o “estado islâmico” reivindicou o atentado poucas horas depois.

Táxis que estavam na região transportaram gratuitamente pessoas que tentavam deixar o local logo após o caminhão avançar sobre a multidão. A polícia montou um perímetro de isolamento e cercou o veículo. A prefeitura de Nice informou que a avenida permaneceria pelos próximos dias, até serem concluídas as investigações.

Autoridades francesas pediram que as pessoas não divulguem rumores em redes sociais, depois que alguns posts falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel em Nice e um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.

Corpos são vistos no chão após caminhão avançar contra a multidão em Nice (Foto: Eric Gaillard/Reuters)

O presidente francês François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta. "A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram hoje", disse.

O presidente francês disse que decidiu prolongar mais uma vez o estado de exceção, que entrou em vigor após os atentados de novembro de 2015 e seria encerrado em 26 de julho. A Operação Sentinela mobilizou dez mil militares, além de policiais.

O Twitter lançou a operação #PortesOuvertesNice (Portas Abertas Nice), para que pessoas recebam em suas casas aqueles que ainda tentam se abrigar ou não têm para onde ir de imediato, e o Facebook ativou o status de segurança para que os que estão na cidade confirmem que estão a salvo.

Ataque com caminhão deixa dezenas de mortos em Nice, no Sul da França

Caminhão que atropelou multidão na cidade de Nice, na França, ficou com vidro perfurado por tiros da polícia local

Nos Estados Unidos, a Casa Branca divulgou um comunicado do presidente Barack Obama, no qual ele diz: "em nome do povo americano, eu condeno nos termos mais fortes o que aparenta ser um horrível atentado terrorista em Nice, França, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e outros entes queridos dos que foram mortos, e desejamos uma total recuperação para os muitos feridos".

A conta oficial de Paris no Twitter postou uma mensagem de solidariedade. "Paris está com Nice. Estamos com vocês de todo o coração. Estamos unidos", diz o texto. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também se manifestou em seu perfil: "em nome dos parisienses, nosso mais fraternal apoio ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas", escreveu.

Caminhão que atropelou multidão na cidade de Nice, na França, ficou com vidro perfurado por tiros da polícia local (Foto: Valery Hache/ AFP Photo)

O Dia da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES