Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentado terrorista mata 36 pessoas no aeroporto de Istambul

Além dos 36 mortos, funcionários do aeroporto, e dos próprios terroristas, 147 passageiros ficaram feridos.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um atentado terrorista dentro do terminal internacional do Aeroporto de Istambul, na Turquia, deixou 36 pessoas mortas e dezenas de feridos. O aeroporto de Istambul é o maior da Turquia e o terceiro mais movimentado da Europa. Na hora em que as bombas foram arremessadas, havia intensa movimentação. Essa ação violenta se deu no dia 28 de Junho de 2016, há exatos cinco anos. 

Foram três as explosões que atingiram o terminal internacional antes da área do raio X. Além dos 36 mortos, funcionários do aeroporto, e dos próprios terroristas, 147 passageiros ficaram feridas, segundo o governo da Turquia. 

Os terroristas carregavam bombas presas ao próprio corpo. Antes de se explodirem, 3 homens abriram fogo com fuzis. Logo, autoridades do governo lançaram  suspeitas de uma ação do Estado Islâmico, por ser um grupo responsável por outros atentdos na Turquia. 

O ministro da Justiça turco, Bekir Bozdağ, disse que os responsáveis pelo ataque ao aeroporto Ataturk abriram fogo usando fuzis Kalashnikov. 

Foto: Ismail Coskun/Reuters

Informações iniciais "sugerem" que o Estado Islâmico estaria por trás dos ataques, segundo a agência turca Dogan, que atribui a informação a fontes policiais. O premiê turco também afirmou que as informações obtidas até agora apontam que o Estado Islâmico foi responsável pelo ataque. 

Logo após o ataque, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan convocou uma reunião de emergência com o primeiro-ministro Binali Yıldırım e comandantes militares. 

“Está claro que este ataque não tem como alvo nenhum resultado, mas apenas criar material de propaganda contra nosso país usando o sangue e a dor de pessoas inocentes”, disse Erdogan em um comunicado. 

Foto: Murad Sezer/Reuters

“Não se enganem: para organizações terroristas, não há diferenças entre Istambul e Londres, Ancara e Berlim, Izmir e Chicago ou Antalya e Roma. A menos que todos os governos e toda a humanidade unam forças na luta contra o terrorismo, coisas muito piores do que tememos imaginar hoje se tornarão realidade”, disse ainda o presidente turco. 

Foram enviadas 49 ambulâncias ao local. Segundo a CNN turca, taxistas que trabalham no aeroporto ajudaram a transportar pessoas feridas até hospitais. Cerca de duas horas depois das explosões, no entanto, relatos em redes sociais reclamavam que os taxistas aceitavam transportar apenas turistas estrangeiros, cobrando 100 libras de cada um (cerca de R$ 440). 

À agência Reuters, um oficial turco não identificado disse que três homens-bomba causaram as explosões. Eles teriam detonado os explosivos antes de passar pelo raio X do controle de segurança na entrada do aeroporto. Ainda segundo a agência, policiais também atiraram para tentar neutralizar suspeitos. Um vídeo de uma câmera de segurança mostra. 

Foto: Journo/Via Reuters



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES