Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Atentados em estações de Madrid deixaram 199 mortos e 1.400 feridos

Nos atentados de Madrid foram localizados dois brasileiros feridos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 11 de março continua sendo um dia de tristes lembranças para o povo espanhol. Foi nessa data, há exatos 15 anos, em 11 de março de 2004, que uma série de explosões em três diferentes estações de trens e metrô de Madrid, a Capital espanhola, deixou o impressionante saldo de 199 pessoas mortas e mais de 1 mil e 400 pessoas feridas. O ato inicialmente foi apontado como de iniciativa da Organização Separatista Basca (ETA), mas investigações posteriores descartaram tal envolvimento, passando a ser atribuído à responsabilidade de grupos islâmicos. O ETA, criado em 1959 durante a ditadura do General Franco, foi oficialmente desfeito em 2018, quando suas lideranças anunciaram o fim do movimento considerado terrorista. Ao ETA, ao longo da história de atuação, é atribuído um total de 850 mortos.

Quatro explosões ocorreram a bordo de quatro vagões entre as 7h30 e 8h locais (3h e 4h de Brasília), duas na estação ferroviária central de Atocha, em pleno coração de Madri, outro na estação de El Pozo del Tío Raimundo e a quarta em Santa Eugenia, dois bairros operários da periferia madrilenha, por onde passa a linha de trens Madri-Guadalajara.

Os feridos foram atendidos em hospitais de campanha organizados, em caráter de urgência de guerra, nos arredores dos locais atingidos e em grandes hospitais de Madri como o 12 de Octubre e Gregorio Marañó. A solidariedade da população de Madrid mostrou-se uma coisa espantosa, a ponto de as autoridades locais pedirem que os madrilenhos parassem de tentar doar sangue, pois o estoque feito nas primeiras horas após os ataques já era mais do que suficiente e não havia mais lugar para armazenar as doações. 

Os ataques de 11 de março, uma quinta-feira, aconteceram quatro dias antes das eleições gerais, marcadas para domingo. Todos os partidos políticos cancelaram atividades eleitorais previstas para o dia e os próximos momentos, e o governo conclamou a população e integrantes de partidos para uma manifestação pela paz. O governo decretou três dias de luto em toda a Espanha.

Nos atentados de Madrid foram localizados dois brasileiros feridos.

O primeiro brasileiro identificado no próprio dia da tragédia, quinta-feira, como vítima do ataque terrorista, foi Adeildo dos Santos. A busca dos representantes da Embaixada por mortos ou feridos brasileiros continuou pelos hospitais da capital espanhola. 

Um segundo brasileiro foi localizado em seguida, mas a família não permitiu identificação do ferido.

Em 2014, quando se passaram dez anos dos atentados, a Espanha lembrou com homenagem aos seus heróis que ajudaram no atendimento às vítimas, e aos familiares dos 199 pessoas que morreram. Nas homenagens, as autoridades anunciaram que os grupos jihadistas continuavam na linha de tiro, como responsábveis pelos atentados.

Enquanto o governo conservador de José Maria Aznar acusava o ETA pelo ocorrido, os atentados foram reivindicados na mesma noite por um grupo da Al-Qaeda.

O país entrou em choque ante a violência dos ataques: no dia seguinte, mais de onze milhões de pessoas, um espanhol a cada quatro, saem às ruas para protestar contra o terrorismo.

Mas a obstinação do governo de acusar o ETA era o sinal da derrota de José Maria Aznar, que alguns dias após, nas eleições parlamentares, perde o poder, contra todas as probabilidades, para o socialista José Luis Rodríguez Zapatero.

Logo após tomar posse, o novo chefe de governo ordena a retirada das tropas espanholas do Iraque, enquanto que seu antecessor foi um dos principais apoiantes da operação militar conduzida pelos Estados Unidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES