Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião a 5.300 metros de altura rompe para-brisa e piloto é sugado para fora

O voo fazia a rota Birmingham, Inglaterra, para Málaga, na Espanha. Quando aeronave já se encontrava a 5.300 metros de altura, um dos parabrisas da cabine despencou, abrindo um enorme vácuo e um barulho ensurdecedor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das ocorrências mais estranhas e ao mesmo tempo milagrosas da história da aviação comercial mundial, verificou-se no dia 9 de Junho de 1990, com o voo 5390, um modelo BAC 1-11, da Companhia Britsh Airways. O voo fazia a rota Birmingham, Inglaterra, para Málaga, na Espanha. Quando a eronave já se encontrava a 5.300 metros de altura, um dos parabrisas dacabine despencou, abrindo um enorme vácuo e um barulho ensurdecedor. 

Recriaçao do famoso momento em que piloto foi sugado durante voo

Com isso, o capitão-comandante Tim Lancaster foi sugado para fora do avião, ficando preso com metade do corpo para a parte externa. O avião passara por uma revisão de rotina no dia anterior e o encarregado de manutenção equivocou-se na substituição do para-brisa da cabine, deixando-o vulnerável ao impacto do ano externo. Semi-consciente, o piloto ficou enganchado sobre a cabine no exterior do avião, resultando numa situação grotesca, somente vista em filmes no cinema, bem ao estilo de cenas de “Aértem os cintos, o piloto sumiu”, filme produzido em 1980.

O co-piloto Alistair Atcheson tentava devolver a estabilidade à aeronave. O risco de colisão com outro avião era alto, já que se encontravam num dos espaços aéreos com mais tráfego no mundo. Disse o "may-day" com dificuldades pois era impossível escutar o rádio com um vento de mais de 500 quilômetros por hora lhe açoitando a cara. A nave então perdia altitude a 30 metros por segundo.

Aviao em que ocorreu acidente

O co-piloto teve audácia, coragem e equilíbrio para retornar o avião para um pouso de emergência, salvando a vida dos 81 passageiros e 6 tripulantes, inclusive a do comandante Tim Lancaster, que levou vários dias hospitalizado para se recuperar.

Tempos depois, o co-piloto Alistair Atcheson foi contemplado com a cobiçada medalha ao mérito aéreo e seus colegas receberam inumeráveis homenagens e prêmios por seu valor em uma viagem onde a metade do capitão sobreviveu ao voo no exterior, contra todos os prognósticos. Menos de 6 meses depois, após recuperar-se das fraturas, o capitão Tim Lancaster já estava voando de novo.

Comandante ficou com metade do corpo para fora do aviao

Comandante sobreviveu milagrosamente 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES