Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião cai durante aterrissagem no México e mata 32 pessoas

O avião, que operava o voo 230 A|Aeroméxico, rodou por algumas dezenas de metros e depois parou em chamas, se dividido em dois.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda de um avião McDonnell Douglas DC-9-32, de prefixo XA-DEN, da companhia área Aeroméxico, na tarde do dia 27 de julho de 1981, deixou mortos 32 dos seus 66 ocupantes. O acidente aconteceu na hora exata da aterrissagem, quando, na aproximação final, pouco antes do flare, o avião foi pego por correntes descendentes e atingiu a superfície da pista. Ele quicou e depois desviou para a direita da pista. O avião, que operava o voo 230 A|Aeroméxico, rodou por algumas dezenas de metros e depois parou em chamas, se dividido em dois.

O voo fazia a rota entre Monterrey e Tijuana, no México, e transportava 60 passageiros e 6 tripulantes. A aeronave havia sido fabricada em 1974 e se encontrava em bom estado de manutenção, equipada com dois motores Pratt & Whitney. O voo havia transcorrido sem intercorrências até o pouso em Chihuahua. Ao se aproximar do Aeroporto General Roberto Fierro Villalobos, de Chihuahua, a tripulação encontrou condições climáticas adversas com fortes chuvas, trovoadas e ventos fortes.

Foto: Reprodução/Desastres Aereos

Em consequência do acidente, 34 ocupantes ficaram feridos enquanto outros 32 morreram, entre eles dois membros da tripulação. A fumaça e o fogo causaram a morte dos que permaneceram presos dentro da aeronave.

No momento do acidente, ocorreram trovoadas no caminho de acesso com fortes chuvas e rajadas de vento a 54 nós, o que dificultou bastante a ação dos socorristas no trabalho de resgate.

Como causa provável do acidente, foi apontada a "perda de controle imediatamente antes do alargamento após ser capturado por correntes descendentes e turbulências."

Foto: Reprodução/Desastres Aereos

Foto: Reprodução/Desastres Aereos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES