Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião cai e explode no aeroporto de Orly, Paris, matando 130 pessoas

Os passageiros, na sua totalidade, eram personalidades convidadas pela Air France no seu voo inaugural para a cidade de Atlanta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma enorme tragédia na aviação comercial do mundo aconteceu no dia 03 de Junho de 1962, no aeroporto de Orly, em Paris, quando o voo Air France 007, ao fazer a decolagem, saiu da pista, caiu sobre uma cidade próxima( Villeneuve-le-Roi), explodiu, matando todos os seus 120 passageiros e 10 tripulantes. Salvaram-se apenas duas pessoas.

O acidente fatal causou grande consternação, pois se tratava de um voo festivo, comemorativo. Os passageiros, na sua totalidade, eram personalidades convidadas pela Air France no seu voo inaugural para a cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, onde a companhia aérea francesa acabara de abrir seu mais novo escritório. A rota seria Paris-Nova Yorque-Atlant- Houston. O avião estava lotado com muitos empresários, jornalistas, operadores de turismo, artistas e membros da socialite norte-americana.

Acidente deixou 130 mortos em Paris

De acordo com testemunhas, durante a decolagem na pista 8, o nariz do voo 007 levantou a pista, mas o trem de pouso principal permaneceu no chão. Mesmo que a aeronave já tenha excedido a velocidade máxima na qual a decolagem poderia ser abortada com segurança dentro do comprimento de pista restante, a tripulação de voo não teve outra escolha e tentou abortar o decolagem.

Os únicos sobreviventes do desastre foram duas comissárias de bordo, Mademoiselle Françoise Authie e Jacqueline Gille sentadas na parte de trás da aeronave. O resto da tripulação de voo e os 122 passageiros a bordo do Boeing 707 foram mortos. O acidente foi no momento, o pior desastre aéreo com uma aeronave única da história, o primeiro desastre de avião de aviação civil com mais de 100 mortes e o segundo desastre de aviação mais mortal na história.

Aeroporto de Orly

Com menos de 3.000 pés (910 m) de pista restante, os pilotos usaram freios de roda e empuxo reverso para tentar parar o Boeing 707. Eles travaram com tanta força que destruíram os principais pneus e rodas do trem de pouso, e a aeronave escorregou da pista. O avião caiu na cidade de Villeneuve-le-Roi. O trem de pouso esquerdo falhou e explodiu. Três comissários de bordo sobreviveram inicialmente ao desastre. Duass comissárias sentados na parte de trás do Boeing sobreviveram com graves ferimentos, mas o terceiro morreu no hospital.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES