Memória

Coluna sobre fatos históricos, acontecimentos e pessoas que marcaram a história da humanidade

Avião cai no México e mata todos os seus 18 ocupantes

Avião cai no México e mata todos os seus 18 ocupantes

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 09 de Novembro de 1999, há exatos 20 anos, um avião DC-9, que fazia o voo TAESA 725, operando a rota Tijuana-Cidade do México (com escalas em Guadalajara e Uruapan) caiu e matou todas as 18 pessoas a bordo.

A queda foi ocasionada por uma falha estrutural nos slats, localizados nas asas do avião.

O voo saíra da cidade de Uruapan, Michoacán, em direção à Cidade do México, com 13 passageiros e cinco tripulantes. A queda se deu logo após sair de Guadalajara, Jalisco. O piloto era Jesús José Gracián e o co-piloto foi Héctor Valdéz.

Às 19:00 (horário local), após a descolagem, algo estranho aconteceu: o piloto inclinou o nariz do Douglas DC-9 muito para cima, e vários alarmes soaram, indicando que um dos slats não funcionaram. Posteriormente a aeronave entrou em estol e perdeu os controles.

Cerca de 12 quilômetros de Uruapan, o avião caiu em um campo de abacates. Foi descoberto depois, que o Douglas DC-9 não havia as condições necessárias para o voo. Este avião já havia sido relatado pela autoridades, mas a TAESA não fez nada sobre ele. Este é considerado o terceiro mais trágico acidente aéreo envolvendo uma empresa mexicana, perdendo apenas para o Voo Aeroméxico 498 em 1986, e o Voo Mexicana 940 nesse mesmo ano, este acidente foi o início do fim da TAESA.

Investigadores determinaram que os pilotos do voo 725 não usaram as listas de verificação antes da decolagem. Durante a subida, os pilotos ficaram confusos, e pegaram o rumo errado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES